Como oficinas de escrita criativa tornam você um escritor melhor?
Este meu livro é bom? O que escrevi funciona? Como ter certeza se o desenvolvimento da trama e os personagens são consistentes?
Esta é uma dúvida bastante comum tanto entre escritores iniciantes quanto até entre alguns autores experientes.
Esta sensação de insegurança está presente em todos os graus de competência e, quando você começa a ler a biografia de grandes autores reconhecidos, percebe que alguns deles também se afligiam por causa disto.
Como estamos imersos naquele trabalho literário, que de certo modo é uma parte ou uma extensão nossa, às vezes nos falta um pouco de objetividade e afastamento para termos clareza sobre o resultado final.
No entanto, há algumas estratégias que você pode utilizar para poder reconhecer a qualidade do seu texto:
Encontre um leitor beta adequado
A primeira delas é através de um leitor beta, que pode ser um conhecido ou até uma pessoa que você não conheça tão bem que se disponha a ler e comentar o seu material.
Preferencialmente, deve ser alguém que se encaixa no perfil do seu público-alvo, alguém que compreenda a sua mensagem e que, hipoteticamente, compraria o seu livro se o visse numa livraria. Este tipo de feedback é muito enriquecedor, pois permite que você enxergue as qualidades e, principalmente, o que deve ser consertado em seu texto.
Nem sempre as críticas dos leitores betas serão pertinentes, mas se você receber comentários parecidos de diferentes leitores apontando alguma falha específica, então talvez seja uma boa ideia parar e investigar o problema com maior profundidade.
O poder das oficinas literárias
Outra maneira muito importante para reconhecer se o seu texto funciona ou não é através do estudo das técnicas literárias e também de métodos para revisar o seu manuscrito.
As oficinas literárias costumam ter um caráter mais prático, envolvendo a produção de textos literários e a leitura por parte dos colegas de atividade. Este tipo de leitura mais especializada, realizada também por aspirantes a escritores, é igualmente enriquecedora, embora possa ser um pouco constrangedora para alguns escritores em formação.
Entretanto, é uma etapa que pode alavancar o potencial criativo e contribuir para a autocrítica.
Curso de escrita criativa
Já quando se trata de cursos de escrita criativa, eles apresentarão os princípios elementares teóricos para a elaboração de enredos, criação de personagens, bem como para aspectos literários – tipos de narradores, formas de discursos, entre outros pontos essenciais.
Atualmente, há uma vasta gama de opções de cursos e oficinas literárias, tanto presenciais quanto on-line, como o Curso de Escrita Criativa – Escreva Seu Livro, que podem lhe fornecer os elementos essenciais de composição ficcional e que sem dúvida contribuirão para expandir a sua percepção sobre a escrita.
A importância de tornar-se um escritor consciente
Este tipo de conhecimento é essencial para a formação de um escritor mais consciente e crítico, e facilitará muito na hora que você for fazer uma autoavaliação sobre os méritos e defeitos do seu trabalho.
A confiança em seu próprio trabalho requer muitos anos de prática, mas pode ser reforçada através de certos esforços individuais do escritor, que envolvem estudo e dedicação.
Somente nos últimos anos que se tem começado a reconhecer no Brasil a importância deste tipo de bagagem teórica e técnica para a atividade literária, enquanto que nos EUA isto já possui décadas de tradição e é quase uma etapa obrigatória na formação de um escritor em início de carreira. Inclusive, muitas vezes é a ponte entre aspirante a escritores e profissionais do mercado.
Não confie somente na “inspiração”
No momento em que você for começar a se inserir no mercado editorial, este tipo de conhecimento poderá fazer muita diferença e proporcionar uma vantagem competitiva em relação a outros escritores que preferem confiar simplesmente na “inspiração”.
Como em qualquer outro ofício, aqueles que optam pela formação e por adquirir conhecimento tendem a se destacar e possuir maior confiança na hora de produzir os seus textos, bem como também para corrigir potenciais problemas formais e narrativos.
E isso pode ser atingido facilmente por meio de um bom curso de escrita criativa.
Estudar para escrever melhor
Abaixo, você pode assistir meu vídeo com mais algumas reflexões sobre essa questão de estudar para se tornar um escritor mais qualificado:
Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre a estrutura de um curso de escrita criativa?
Então acesse este link e dê um salto qualitativo inestimável para a sua escrita literária.
waldizia moniz
8 de setembro de 2017 @ 00:12
Olá, pessoal, muito úteis suas dicas para nós os iniciantes. Estou apenas a procura de editores confiáveis que possam me oferecer uma primeira oportunidade de mostrar este meu primeiro trabalho já em fase de finalização. Um crítico que conheço fez uma breve leitura do romance considerando-o bastante interessante. Tenho um certo temor das editoras muito famosas pois já não necessitam de qualquer destaque e portanto não lhes interessa darem oportunidades a novatos. Caso conheçam uma editora que ainda tenha interesse em auxiliar escritores iniciantes, talvez possam me ajudar Obrigada de qualquer forma.
Laura Bacellar
13 de setembro de 2017 @ 16:26
olá Waldizia,
procure as editoras menores, de perfil independente. Dê uma olhada por exemplo naquelas filiadas à Libre, Liga Brasileira de Editoras http://libre.org.br/
Pesquise que vc vai achar editoras de verdade que arriscam publicar autores nacionais. Sem que vc pague nada.