Laura Bacellar

Meu nome é Laura Bacellar e trabalho no mercado editorial desde 1983. Sou formada em editoração pela ECA/USP e amo livros. Para saber mais, vá na aba "Quem Somos" do menu principal.

15 comentários até agora

  1. Benedito Carneiro
    30 de outubro de 2018 @ 16:37

    Sua opinião sobre o registro da obra na Biblioteca Nacional surpreendeu, ainda mais sendo opinião de profissional experiente como você. Não li outra opinião semelhante na internet.

    Raciocinando sobre o assunto, concordei com você. O plágio, se ocorrer, deve ser descoberto, o que não é simples. Depois, o plagiador deve ser acionado judicialmente, outra tarefa complicada e dispendiosa.

    A única dúvida refere-se ao envio de originais para editoras. Você acha necessário registrar a obra na BN, antes de enviar originais às editoras?

    Desde já, obrigado e parabéns pela clareza, conhecimento e experiências evidentes que você demonstra nos vídeos e textos.

    Reply

    • Laura Bacellar
      30 de outubro de 2018 @ 17:17

      olá Benedito,
      vc não precisa se preocupar com as editoras porque elas são justamente as mais fáceis de processar. Elas têm endereço, nome, cnpj… Nenhuma editora vai querer correr o risco de ser processada se o custo de publicar com contrato é zero, já que autores novatos não recebem adiantamento.

      Reply

  2. Iraldir Fagundes de Oliveira
    28 de dezembro de 2018 @ 00:23

    Boa noite. Serei breve. Gostaria de saber se posso confiar nas editoras que na maioria das vezes me solicitam o original para prestar orçamento. Fico receoso de passar-lhes o original. Está correto essa solicitação das editoras?

    Obrigado pela atenção e aproveito o ensejo para parabenizar-lhe pelas informações prestadas nesse sitio.

    Reply

    • Laura Bacellar
      28 de dezembro de 2018 @ 14:59

      Sim, essas prestadoras de serviço não têm como saber o tamanho e as características do seu original sem olhar para ele. Não se preocupe, o interesse desse pessoal é que vc pague pela impressão, não roubar sua obra.

      Reply

  3. Armando Souza
    6 de novembro de 2019 @ 15:05

    Ola,

    Minha pergunta refere-se ao ISBN.

    Primeiro um preambulo: pretendo auto-publicar um livro de minha autoria em portugues. Sou brasileiro, mas moro nos USA. Assim:

    A BN requer endereco no Brasil para emitir para mim o ISBN para minha obra. Perguntei se posso usar ISBN emitido nos USA e publicar no Brasil, a resposta foi afirmativa. Porem, me ocorrerram duvidas no caso de venda de livro fisico. Como fica o recolhimento de impostos e pagamento de royalties.

    Agradeco sua ajuda.

    Armando

    Reply

    • Laura Bacellar
      6 de novembro de 2019 @ 22:06

      Se vc vai publicar no Brasil, em português, deve tirar um ISBN daqui.

      Reply

  4. JOSE MARCIO LACERD
    4 de março de 2020 @ 20:35

    excelente texto e sobre algumas perguntas demais dos assuntos abordados , e minha duvida e sobre como tirar o ISBN , vir no mercado bastante caros , o isbn antigo foi desativados e CBL que assumiu tudo agora , antes voce pagava uma taxa de 200,00 e era AUTOR e fora os serviços de ISBN e agora como vai funcionar para retirar novo ISBN , e esta folha de rosto que nao achei no site da cbl para emitir o ISBN , aguardo

    Reply

    • Laura Bacellar
      5 de março de 2020 @ 18:30

      A CBL tem um sistema mais fácil de usar para emitir um ISBN, veja lá. É instantâneo agora tanto o registro quanto o pagamento. Se vc sabia emitir pela Biblioteca Nacional vai achar super tranquilo.

      Reply

  5. Ademilson Bastos de Meira
    31 de março de 2020 @ 08:02

    Publiquei um livro numa gráfica e ele já vem com ISBN. Na folha de rosto vem escrito “direitos autorais reservados”. Minha dúvida é: se não foram registrados os direitos autorais, como pode ter essa inscrição?

    Reply

    • Laura Bacellar
      31 de março de 2020 @ 13:51

      Ademilson,
      releia a parte onde digo que os direitos são do autor. Ponto.

      Reply

  6. Neuza Pauluciana da silva
    9 de abril de 2020 @ 19:10

    Boa noite Laura Bacellar:
    Suas informações foram coerentes, mas como sou professora de Educação infantil,lancei o livro no mês de abril do ano passado, o título é Teatro na Educação infantil, os personagens foram meus próprios alunos porque seus responsáveis assinaram a autorização e participaram do lançamento. Só que atualmente gostaria de usar para pontuação este livro,estão pedindo registro da biblioteca. Moro em São paul, e por meio das sua informações você falou que só no Rio de Janeiro para fazer este registro ou reconhecimento. Poderia me esclarecer melhor?

    Reply

  7. Neuza Pauluciana da Silva
    9 de abril de 2020 @ 19:17

    Boa noite:
    Venho por meio desta agradecer as informações prestadas e esclarecimentos.

    Só gostaria de saber como faço para registrar o livro, porque trabalho na Prefeitura municipal da Educação de São Paulo,sou professora, escrevi sobre meu próprio trabalho com os alunos, houve lançamento, mas , a Prefeitura está exigindo o registro da Biblioteca, eu preciso para evolução do cargo. Como faço?

    Reply

  8. Camila
    12 de agosto de 2020 @ 23:18

    Olá, tenho uma duvida beeem simples. Bom, vou fazer uma publicação independente, mas não irei disponibilizar em livrarias e afins, será para amigos, conhecidos e familiares, no caso farei uma pré-venda com depositos e transferencias. O ISBN pelo o que estou vendo ele é necessario apenas para o codigo de barras, e eu não irei utiliza-lo. Minhas vendas não terão uma nota fiscal do livro, apenas do pagamento.
    (Sei que minha pergunta parece boba e a resposta talvez esteja nela, mas eu gostaria de ter a certeza, se é necessario ou não). Não encontrei pessoas com essa minha duvida…

    Reply

    • Laura Bacellar
      17 de agosto de 2020 @ 13:23

      Se vc não vai vender em livrarias nem por meio de sites que exijam ISBN, pode deixar seu livro sem.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *