Laura Bacellar

Meu nome é Laura Bacellar e trabalho no mercado editorial desde 1983. Sou formada em editoração pela ECA/USP e amo livros. Para saber mais, vá na aba "Quem Somos" do menu principal.

6 comentários até agora

  1. Benedito Carneiro
    30 de outubro de 2018 @ 16:37

    Sua opinião sobre o registro da obra na Biblioteca Nacional surpreendeu, ainda mais sendo opinião de profissional experiente como você. Não li outra opinião semelhante na internet.

    Raciocinando sobre o assunto, concordei com você. O plágio, se ocorrer, deve ser descoberto, o que não é simples. Depois, o plagiador deve ser acionado judicialmente, outra tarefa complicada e dispendiosa.

    A única dúvida refere-se ao envio de originais para editoras. Você acha necessário registrar a obra na BN, antes de enviar originais às editoras?

    Desde já, obrigado e parabéns pela clareza, conhecimento e experiências evidentes que você demonstra nos vídeos e textos.

    Reply

    • Laura Bacellar
      30 de outubro de 2018 @ 17:17

      olá Benedito,
      vc não precisa se preocupar com as editoras porque elas são justamente as mais fáceis de processar. Elas têm endereço, nome, cnpj… Nenhuma editora vai querer correr o risco de ser processada se o custo de publicar com contrato é zero, já que autores novatos não recebem adiantamento.

      Reply

  2. Iraldir Fagundes de Oliveira
    28 de dezembro de 2018 @ 00:23

    Boa noite. Serei breve. Gostaria de saber se posso confiar nas editoras que na maioria das vezes me solicitam o original para prestar orçamento. Fico receoso de passar-lhes o original. Está correto essa solicitação das editoras?

    Obrigado pela atenção e aproveito o ensejo para parabenizar-lhe pelas informações prestadas nesse sitio.

    Reply

    • Laura Bacellar
      28 de dezembro de 2018 @ 14:59

      Sim, essas prestadoras de serviço não têm como saber o tamanho e as características do seu original sem olhar para ele. Não se preocupe, o interesse desse pessoal é que vc pague pela impressão, não roubar sua obra.

      Reply

  3. Armando Souza
    6 de novembro de 2019 @ 15:05

    Ola,

    Minha pergunta refere-se ao ISBN.

    Primeiro um preambulo: pretendo auto-publicar um livro de minha autoria em portugues. Sou brasileiro, mas moro nos USA. Assim:

    A BN requer endereco no Brasil para emitir para mim o ISBN para minha obra. Perguntei se posso usar ISBN emitido nos USA e publicar no Brasil, a resposta foi afirmativa. Porem, me ocorrerram duvidas no caso de venda de livro fisico. Como fica o recolhimento de impostos e pagamento de royalties.

    Agradeco sua ajuda.

    Armando

    Reply

    • Laura Bacellar
      6 de novembro de 2019 @ 22:06

      Se vc vai publicar no Brasil, em português, deve tirar um ISBN daqui.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *