Propaganda viral
A propaganda viral tem crescido muito nos dias atuais. Ela consiste em você criar algum material que despertará a vontade nas pessoas em espalhá-lo pela internet por conta própria.
Existem várias possibilidades de criar uma propaganda viral, com a vantagem de que ela não exigirá um grande custo e pode ser “distribuída” para um número ilimitado de pessoas, espontaneamente.
Algumas ações dessas podem ser interessantes, desde que bem-feitas: joguinhos, proteção de tela, papel de parede, apresentação em powerpoint distribuída por e-mail, vídeos distribuídos no Youtube ou qualquer coisa que sua imaginação for capaz de bolar.
É importante que a propaganda seja atraente
Portanto, um jogo deve ser divertido e prender a atenção de quem o joga, um papel de parede deve ter imagem surpreendentemente elegante, uma proteção de tela deve ter belas imagens e uma movimentação interessante, uma apresentação em Powerpoint deve ter imagens bonitas e textos tocantes.
E, é claro, sua informação sobre o livro e o site devem aparecer em todos eles de forma sutil, com charme e discrição. E o usuário que baixar a propaganda viral de seu site pode, se realmente gostar do que recebeu, enviá-lo para muitas e muitas pessoas pela necessidade de compartilhar uma boa experiência.
Portanto, mais uma vez é importante disponibilizar ao visitante um material de primeira qualidade e, para isso, recomendo a contratação de um profissional competente. Um webdesigner (em conjunto com um programador, em caso de jogos) de bom nível é capaz de criar materiais bem interessantes.
Mas tome cuidado
Se você não for criterioso, pode fazer com que seu site perca credibilidade e a propaganda viral, ao invés de ser um bom meio de divulgação, pode torná-lo algo próximo do ridículo. Mais uma vez, valem aqui as máximas que devem nortear todo o seu projeto: ter muito bom-senso e ter em mente qual é seu público-alvo.
Um exemplo: um cliente – um artista plástico que vendia suas ótimas telas para um público exigente e refinado – me procurou para fazer um site.
Pois bem, ele já havia sido informado por outras pessoas de que seria interessante colocar brindes virtuais em seu site como forma de estimular uma divulgação espontânea por sua audiência. Adivinha o que ele me pediu para criar como brinde?
Ele queria que eu criasse marcadores de livro com motivos de time de futebol!
Agora, imagine se um conhecedor de arte que visita o site de um artista plástico a fim de adquirir um quadro sofisticado vai se interessar em baixar um marcador de livros de time de futebol…
Outro cuidado: nunca copie o que já foi disponibilizado em outros sites e repasse como se fosse seu, apenas mudando o endereço divulgado. A fraude é sempre descoberta em um piscar de olhos e a imagem de seu site ficará comprometida para todo o sempre!