O diferencial de uma obra
Quando um escritor quer ser publicado, em geral pensa em enviar seu original a uma editora de que goste ou simplesmente conheça. Quando precisa explicar do que trata a obra, é muito raro que pense em como ela se situa no mercado.
No entanto, é exatamente isto o que editores querem saber, e dar essa informação com clareza aumenta muito as chances de um autor ser considerado com seriedade como publicável.
Editores querem saber – de forma bem rápida e objetiva – a que gênero literário a obra que chega à editora para análise pertence. Romance erótico? Autoajuda religiosa? Negócios? Aventuras juvenis?
Além disso, querem saber qual o diferencial da obra em relação às existentes no mercado. Isso significa o seguinte: o que a sua obra tem que as já publicadas não têm?
Note que não basta uma diferença qualquer, como uma protagonista ruiva em vez de loira. É preciso que a diferença seja relevante para os leitores em potencial da obra, tão relevante que os atraia para comprar e ler sua obra mesmo já tendo lido outras sobre o assunto existentes nas livrarias.
Digamos, por exemplo, que você tenha escrito um livro para empreendedores lançarem seu primeiro negócio. Há muitos livros já publicados, de autores reconhecidos, que tratam desse assunto.
Assim, para ser considerado por uma editora, você precisaria colocar no seu original uma característica marcante que o distinguisse dos concorrentes.
Por exemplo, talvez você escrevesse uma obra para empreendedores negros, considerando as questões de preconceito e racismo que podem dificultar o caminho de um empresário iniciante. Eis uma característica que não é comum em obras de negócios.
Talvez você escrevesse sobre empreendedorismo em áreas de mão-de-obra mal treinada, ou qualquer outro aspecto que realmente desse uma marca para a obra. Quanto mais relevante a diferença for percebida pelo editor, tanto maior a chance de publicação, divulgação e venda.
Isso vale para a ficção também. Digamos que você tenha escrito uma história romântica com um certo erotismo. Não basta ser boa e envolvente, a sua precisa se diferenciar dos muitos milhares de livros românticos eróticos já expostos nas prateleiras.
Por exemplo, em vez de dois mocinhos competirem pela mesma mocinha, na sua obra talvez os três ficassem juntos…
Seja o que for, você como autor precisa ter noção do que as obras na sua área de atuação dizem, e saber o que a sua tem de diferente delas. Ou seja, é preciso ler as obras concorrentes.
Quanto maior e mais bem trabalhada essa diferença, e quanto mais importante essa característica for para o leitor, tanto maior a chance de seu livro ter uma carreira de sucesso.
Eliseu Fonseca
12 de julho de 2016 @ 17:35
Essas dicas foram fundamentais para que eu me animasse a procurar um meio para publicar minhas estórias
Eliseu Fonseca
12 de julho de 2016 @ 17:44
Na verdade muito tempo venho tendo o desejo de ver publicado alguns poemas e estórias por mim criadas . Antes mepareciam um sonho muito distante,porem hoje sinto uma boa possibilidade de realiza-lo .
Fico muito grato por alguns conselhos aqui encontrado