Propaganda boca-a-boca
A propaganda boca-a-boca é uma das mais eficientes para divulgar seu livro e seu site, tanto para o bem, quanto para o mal.
Ela funciona como uma corrente: quando alguém visita sua página e gosta muito, a tendência é que diga isso espontaneamente para mais umas cinco pessoas que, estimuladas pela boa impressão do amigo ou amiga, muito provavelmente visitarão seu site também.
Caso seu site seja ruim, ou você cometa um grande deslize com algum cliente virtual (como prometer e não cumprir, vender o livro e não entregar, fornecer informação errada etc), a probabilidade é que ele também saia comentando com seus conhecidos e amigos, mas certamente o fará para pelo menos quinze pessoas.
Moral da história: faça um site bem caprichado, com conteúdo bem produzido, visual agradável e navegação simples, pois, se você conseguir levar visitantes desconhecidos até sua página, será a impressão que eles tiverem dela que gerará mais cinco visitas ou afastará quinze potenciais clientes.
A divulgação boca-a-boca está, claro, profundamente relacionada com a impressão que seu site causa ao visitante e a satisfação que ele tiver ao negociar com você. Porém, é possível dar uma mãozinha a esse processo, estimulando os usuários de seu site a convidar amigos para uma visita.
Recursos
Existem recursos usados em páginas da Internet que geram uma propaganda positiva interessante.
Por exemplo: “indique amigos e ganhe desconto na compra do seu livro”. Nesse caso, o próprio visitante “chama” seus amigos diretamente pelo seu site – através de um mecanismo de cadastro de e-mail e envio automático de mensagem – e, a cada “x” amigos que realmente visitarem o site, ele ganha uma porcentagem de desconto. Ou ganha brindes.
Ou cupons para participar de um sorteio. Enfim, as possibilidades são muitas.
Duas coisas importantes:
- cumpra o que prometeu sempre e
- contrate um programador eficiente para que falhas na programação do mecanismo não lhe dêem mais dores de cabeça do que visitantes.
Uma outra opção interessante, e que não deve ser descartada, é o convite direto aos amigos e conhecidos para que visitem seu site e o ajudem a divulgá-lo.
Se você está confiante de que fez um bom trabalho e tem algo realmente interessante para oferecer, não hesite em mandar um e-mail para seus amigos falando de sua empreitada, de como você caprichou e que gostaria que eles visitassem seu site e lhe mandassem críticas e sugestões.
Pronto: você deu o start e logo terá um bom resultado.
Ah, sim: não se esqueça de prestar atenção às críticas e sugestões dos amigos, elas são valiosas para aperfeiçoar cada vez mais seu projeto.