Diferencie seu conteúdo
A Internet é uma mídia totalmente diferente de qualquer outra, como, por exemplo, TV e rádio. Ela fascina pela enorme capacidade de interação. E é isso que a faz tão empolgante. Você conversa com alguém na Malásia ou no México com a mesma facilidade de um telefonema ao vizinho.
Você opina no site alheio através de um e-mail ou um livro de visitas. Você ouve as músicas em MP3 disponíveis e pode participar de um fórum de discussão sobre a política econômica atual.
É incrível, mas as pessoas se esquecem disso. Esquecem que a interatividade é a palavra-chave na Internet.
Fazer um site onde não há canais de expressão para o visitante priva ambos de comunicarem-se. Você perde a oportunidade de saber a opinião do visitante, melhorar a qualidade da informação oferecida e de mostrar-se presente – este, um fator essencial para o sucesso da venda.
Além do foco central do site, você deve oferecer algo mais. Serviços relacionados são uma premissa básica.
Por exemplo, se você tem uma loja virtual de compra, venda e troca de veículos automotores, você quer mesmo é vender carros, mas para isso é interessante também colocar no site informações a respeito de datas de licenciamento de veículos, um passo-a-passo sobre como adquirir um seguro para automóveis, links para lojas de acessórios e serviços (como som para carro, alarmes e travas de segurança, despachantes etc).
É bom, também, apresentar notícias sobre os salões de automóvel que acontecem no mundo todo e sobre os “objetos de desejo” mais recentemente lançados no mercado. Além disso, ter um fórum de discussão em seu site que permita que os usuários discutam sobre características de veículos, soluções técnicas e tudo o que está ligado com automóveis também é importante.
Permitir que os usuários publiquem gratuitamente em seu site pequenos anúncios pessoais é um outro forte fator de atração, pois traz para ele pessoas para postarem os anúncios e outras para procurarem produtos ou serviços, criando um tráfego valioso de visitantes.
Você pode, ainda, criar enquetes semanais, de forma que seus clientes possam votar sobre algum assunto relacionado a carros – por exemplo: você acha que o carro movido a gás natural vai se tornar o padrão do mercado daqui a:
- dez anos;
- vinte anos;
- cinqüenta anos;
- nunca – e, em seguida, ver o resultado geral da votação.
Você ainda pode colocar resultados de campeonatos de Fórmula 1 ou da Indy e links para mais notícias a respeito.
E mais: você pode disponibilizar no site brindes virtuais ligados ao seu negócio: um joguinho de corrida, uma proteção de tela e um papel de paredes com lindas imagens de carros bacanas.
Por fim, você pode ter um serviço para tirar dúvidas de seus clientes quanto a modelos, com perguntas e respostas mais freqüentes feitas por quem compra um carro.
Deixando o site ainda mais interativo, você pode ter um livro de visitas, onde os visitantes deixam registradas suas opiniões sobre o site e os serviços que ele oferece.
Ter atrativos além do produto não quer dizer oferecer diversos serviços alheios ao foco do seu site. Pelamordedeus, nunca atire pra todo lado!!! A falta de objetividade afugenta o visitante.
Se o foco do seu site é a venda de livro, não coloque “serviços” de previsão do tempo, situação do trânsito, mulher pelada, links pessoais, projetos sociais, sistemas de busca ou download do programa de imposto de renda. Isso é péssimo para sua imagem e confunde o pobre cidadão que nele entra.
Parece óbvio, não? Pois faça o teste e digite em qualquer sistema de busca alguma palavra de seu interesse.
Por exemplo: “poesia”… ali aparecerão milhões de sites que oferecem tudo o que eu falei acima. Em sites deste tipo, eu nem me arrisco a entrar, pois estou certo que ao procurar a informação que desejo eu encontrarei algo superficial, isso, se realmente encontrar.