Preciso de agentes literários?
Agentes literários no mercado brasileiro
Não há (ainda?) no Brasil muitos agentes literários que concordem em representar autores desconhecidos.
Em geral, os grandes profissionais da área trabalham apenas com escritores já publicados ou com recomendação destes.
Portanto, essa pergunta é quase respondida com um “não” pela mera falta de agentes literários.
Ainda assim, algumas pessoas oferecem o serviço de agenciamento. Na seção de serviços desse site há alguns contatos que você pode conferir.
O que precisa levar em conta é que um agente literário não faz milagres, visto que valem as mesmas regras de seleção editorial para os trabalhos fornecidos por agentes e por autores auto-representados.
O que o agente literário faz é exatamente o que sugiro que você faça por conta própria, ou seja, selecionar as editoras adequadas antes de enviar uma cópia de sua obra para análise.
Como o agente conhece o mercado, os editores sabem que não virá oferecendo um completo absurdo para análise.
Afora esta maior boa vontade para com as obras assim apresentadas, não há diferenciação de tratamento até a hora de negociação do contrato, quando um agente tenta conseguir o melhor acordo para o autor, mas ao custo de ficar com uma parcela dos direitos autorais.
Os agentes literários que aceitam autores ainda inéditos têm também o mesmo problema que os editores, que é separar o minimamente publicável das pilhas de material pouquíssimo profissional.
Assim sendo, a maioria cobra uma taxa para fazer a leitura da obra e avaliar suas possibilidades de ser negociada com alguma editora.
A maioria das editoras aceita analisar originais apresentados espontaneamente, seja por autores, seja por agentes.
E as editoras?
Quando a editora diz que só recebe material de agentes literários, provavelmente ela está indicando uma preferência por autores muito conhecidos.
Ou seja, a linha editorial dela não está aberta para autores inéditos.
No atual estado do mercado livreiro brasileiro, há uma quantidade respeitável de editoras pequenas que se arriscam bastante, ninguém precisa ficar aborrecido com as grandes e hiper seletivas.
Nesse vídeo eu dou mais algumas explicações sobre agentes literários no Brasil:
18 de janeiro de 2016 @ 21:50
oi meu nome e julia quero escrever um livro
15 de março de 2016 @ 23:24
eu amo escrever sei qual publico vai ler meus livros ,meus livros esta escrito a mão,gostaria de saber se é possivel encontrar uma editora que corrija e edita meu livro,ou quem eu devo procurar para fazer isso?
14 de abril de 2016 @ 13:06
oi Gloria,
se vc vai publicar por conta própria ou quer deixar seu texto mais corrigido, pode procurar não uma editora, mas um revisor. Pela internet vc acha, se quiser pode também ligar para alguma editora de livros ou até jornais e perguntar se têm algum profissional a sugerir.
Revisores em geral trabalham como freelancers, cobrando por página.
20 de fevereiro de 2017 @ 14:42
Oi eu preciso de um agente literário.
Como faço?
Que não cobre muito caro.
21 de fevereiro de 2017 @ 17:21
oi Fernanda,
sugiro que leia esse post:
http://www.escrevaseulivro.com.br/agentes-literarios-autores-iniciantes/
um abraço e super boa sorte
21 de fevereiro de 2017 @ 16:59
Olá, Laura! Estou com um livro escrito (musical) e gostaria de saber qual a melhor forma de publicá-lo. Sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e tenho uma boa estabilidade financeira, sendo assim não me importo em ter que abrir mão de uma boa parcela dos direitos autorais.
O Livro encontra-se disponível este link: http://www.recantodasletras.com.br/novelas/5865753
Se tiver interesse em me ajudar nesta empreitada me manda um email.
21 de fevereiro de 2017 @ 17:21
Leonardo,
sugiro que transforme seu material em algo que seu público possa ouvir! Por que não coloca numa plataforma de músicas ou vídeos? O google tem uma, e tem o youtube aí para ninguém reclamar. Mais chance de vc fazer sucesso.
16 de maio de 2017 @ 03:14
Já escrevi 5 livros, sendo 4 Romanance e um Evangélico. Dentre todos só dois foram publicados, porem materia paga. E como os demais eu tenho por certo ser de grande aceitação, gostaria muito de encontrar uma editora que me lançasse sem que fosse materia paga. Teria como me ajudar. O livro
Evangelico por exemplo, é uma obra necessaria a todos os brasileiro, mas eu não tenha a minima condição de fazer com que a mesmo possa vir a serem conhecidos. Me ajuda pelo menos, indicando uma editora da qual eu possa envia-los para uma simples analise.
19 de maio de 2017 @ 19:51
José, vá a uma livraria, encontre os livros parecidos com o seu que tiverem sido publicados recentemente, veja que editora publicou cada um e envie seu original para análise.
16 de junho de 2017 @ 23:39
Olá Laura Barcellar!
Sou escritora com um livro pulblicado.
Tem como você entrar em contato comigo por E-mail?
Obrigado!
17 de junho de 2017 @ 12:41
olá Diana,
eu presto serviço de consultoria para autores, veja por favor se é isso que vc precisa. Se precisar de uma indicação outra, pode perguntar.
http://www.escrevaseulivro.com.br/consultoria/
um abraço
15 de julho de 2017 @ 18:06
Olá,gostaria de conversar com vc. Estou fechando meu livro com uma pequena editora, mas minha idéia vai além dá publicação. Escrevi um romance inspirado em um grupo, quero tentar uma parceria, dedicação ou coisa parecida e para isso preciso de um agente, obrigada.
15 de julho de 2017 @ 18:22
olá Ana,
eu não sou agente, sinto. Mas recomendo que faça o contato vc mesma, estamos num mundo de muitos autores independentes. Se precisar de uma consultoria, me contate.
19 de dezembro de 2018 @ 03:04
Olá, eu tenho uma história pra transformar em livro, será que posso receber ajuda de vcs?
26 de dezembro de 2018 @ 19:53
Georg, dê uma olhada em nosso site, por favor. Temos muitas dicas para escritores darem os primeiros passos:
https://www.escrevaseulivro.com.br/como-escrever-um-livro/
super boa sorte!
8 de dezembro de 2017 @ 23:18
Olá! Estou a procura de alguém que me ajude a avaliar e direcionar os meus trabalhos para as editoras corretas. Já estudei a respeito da publicação de livros em vários sites e enviei a algumas editoras, mas não obtive retorno. Não sei se estou enviando aos locais certos ou se realmente meus livros não são publicáveis.
Quem poderia estudar o material e me dar uma opinião objetiva sobre ele?
Grata
9 de janeiro de 2018 @ 15:16
oi Leila,
um dos trabalhos que executo é o de leitura crítica com viés editorial, será que ajudaria?
http://www.escrevaseulivro.com.br/leitura-critica/
um abraço
7 de fevereiro de 2019 @ 16:04
Já publiquei livro de contos e crônicas através da Penalux, dos ótimos editores Tonho França e Wilson Gorj, após ser indicado pelo famoso escritor Ronaldo Cagiano, meu conterrâneo. Meu livro teve ótima aceitação e boas vendas, mas tive que interferir na divulgação via Facebook e blogs e agências literárias, que fizeram muitas resenhas. Agora publicarei, através de uma excelente editora, um livro de poesias, depois de fazer a pré-venda na plataforma Kickante. Tenho fé que será um sucesso. Mas acalento o sonho de publicar pelo menos um livro infantil e outro infanto-juvenil e realmente, tenho notado na pele que é muito mais difícil do que publicar obras para adultos. As portas dificilmente se abrem. E estes livros devem ser muito mais elaborados, com papel especial e ilustrações e, sem dúvida alguma, textos de relevância e adequados para cada cada idade (se crianças ainda em fase de alfabetização, leitores iniciantes, etc). Então, entendo muito bem a exigência maior por parte das editoras e, assim, grandes autores desconhecidos e boas histórias vão ficando à margem, enquanto autores já renomados vão publicando “a rodo”, muitas vezes obras sem o mínimo de qualidade, sem nenhum valor, abarrotando as salas de aula, as bibliotecas, as estantes com coisa inútil, porque “o nome vende”. E “um grande nome” tanto vende que as o MEC e as Secretarias de Educação adotam estas porcarias para todas as escolas das redes federais, estaduais e municipais. Dá um dó das nossas crianças… e dos bons autores que nunca poderão ver seus livros publicados, auxiliando na educação e na cultura destas crianças.
7 de fevereiro de 2019 @ 21:11
Remisson,
procure a secretaria de educação de sua região. Faça leituras para crianças, eventos, contação de histórias. Crie um nome para vc. Todos os autores começaram assim, com algum tipo de contato com crianças. Aproveite que agora há muita gente querendo mudar os livros a serem adotados…
6 de julho de 2019 @ 20:51
Possuo 20 livros e gostaria de publicar numa Editora.
29 de julho de 2019 @ 10:59
olá Rosa,
envie um a um para que editoras analisem. Se houver apelo para o público, irão considerar.
11 de outubro de 2019 @ 07:46
Prezados, bom dia.
Gostaria de ser informado para qual e-mail posso enviar um release de um livro que publicarei o próximo dia 07, com o objetivo de divulga-lo.Aguardo retorno.Obrigado.Ricardo Dolabella