Assessoria de imprensa
Contratar um assessor de imprensa pode ser interessante para aqueles sabem o que fazer em termos de divulgação, mas que não têm tempo para executar estas tarefas por conta própria ou então para aqueles que não têm a menor idéia de como e com qual veículo de mídia deve ser feita a divulgação.
O trabalho do assessor de imprensa consiste em “cavar” matérias gratuitas em vários veículos de imprensa, em geral os mais aproveitados são estações de rádio, revistas em geral, jornais e também outros sites de conteúdo.
O segredo do sucesso
O sucesso da utilização do serviço de um assessor de imprensa está diretamente ligado a alguns fatores relevantes, como:
O nível de interesse do seu site. Não adianta o assessor de imprensa ser o melhor do mercado, se seu produto não tem atrativos para a mídia. Se a imprensa não encontra “ganchos” para incluir uma matéria em sua programação, fatalmente você será ignorado.
Escolha um assessor realmente influente. Existem assessores de imprensa de todo tipo, assim como qualquer outro profissional.
Temos desde os muito bons até os péssimos. Um bom assessor de imprensa transita pela grande mídia, pelos melhores jornais e também pelos veículos menos significativos.
Se você contratar alguém com pouca influência, certamente será publicado apenas na Gazeta do Buraco Quente e no Fanzine do Zé da Esquina. Isso e nada, dá na mesma.
Um assessor não dá total garantia de publicação em nenhum veículo, nem de entrevistas sensacionais. Ele vive de bons relacionamentos com editores responsáveis, pessoas que cuidam das pautas dos programas e outros jornalistas em geral.
Como encaixar matérias não é um serviço pago, você dependerá apenas de um momento em que seu assunto esteja em evidência ou que seja algo inusitado, que mereça atenção do público.
É aquela história de estar no lugar certo, na hora certa e com o livro certo.
Escolha um assessor pelas suas influências. Cada profissional tem um ramo especializado de atuação.
Por exemplo, se você quer um trabalho mais forte em revistas de moda, tente encontrar um assessor que esteja familiarizado com esse ramo e com mídia impressa.
Caso prefira um trabalho forte dentro da Internet, atrás de sites de conteúdo e informação, certamente este mesmo profissional não lhe servirá, sendo necessário procurar um gestor de conteúdo online.
As chances de sucesso
Em geral, se o assessor for minimamente decente, ele fará uma estimativa das chances de sucesso nessa empreitada, caso você queira contratá-lo.
Ele tem condições de dizer onde pode ser encaixado e se vale a pena pagar por essa divulgação. É frustrante pagar por uma assessoria e não ter os resultados esperados.
Pesquise muito, peça indicação de amigos e cheque referências antes de fechar um contrato. Uma assessoria de imprensa de boa qualidade não costuma ser um serviço barato, mas, mesmo assim, não pechinche.
Se não puder pagar por aquele serviço, use outras formas de divulgação.