Home Onde encontro uma lista de editoras?

Informativos

Cadastre-se para receber nossos informativos periódicos.
Escreva seu livro


Receber em HTML?

Onde encontro uma lista de editoras?

Você não encontra. Já cansei de responder a esta pergunta, como muitos de meus colegas editores, e deixo aqui a dica de como você pode encontrar a editora certa para seu original.
Você não pode ter preguiça e não pode querer uma abordagem em massa. Ações em série raramente dão certo no mercado de cultura, onde cada pessoa sente que sua empresa e seus produtos são únicos e diferenciados. O original que chega à editora errada acompanhado de uma carta padrão é recusado em questão de segundos.
Portanto, querer uma lista de todas as editoras que publiquem livros infanto-juvenis é uma total perda de tempo, por exemplo.
O mercado brasileiro tem centenas de editoras, perto de oitocentas em funcionamento. Algumas enormes, multinacionais, outras de uma sala no fundo do quintal do dono. Algumas são católicas, outras espíritas, agnósticas, comunistas. Há editoras para todos os gostos, credos, tendências, níveis culturais e profissões do público. Cada área, como a de infanto-juvenis do exemplo, têm uma série enorme de casas editoriais, porém cada uma com suas características e preferências.
O que você precisa fazer é encontrar as poucas editoras que combinam – em ideologia, conteúdo, religião etc – com o teor do seu original.
E como você faz isso?
1) Defina o gênero de seu original. Se é um romance, você só vai procurar editoras que publiquem romances. Se é filosofia, só as que publicam filosofia. Parece óbvio, eu sei, mas é incrível a enxurrada de originais que chegam nas editoras que não tem nada a ver com o assunto da obra...
2) Vá a uma boa livraria e veja quais editoras estão publicando o seu gênero. Confira ali na prateleira do assunto parecido com o seu as várias editoras – provavelmente muitas delas até então desconhecidas para você – que arriscam publicar obras de a) brasileiros b) não famosos c) nos últimos dois anos, pois não adianta enviar para editoras que mudaram de linha ou só publiquem autores estrangeiros ou só invistam em nacionais muito conhecidos.
3) Se possível compre e leia as obras da mesma área que a sua para ter certeza de que a linha política, religiosa ou filosófica da editora combina com a de sua própria obra.
4) Veja na página de créditos – a 2 ou a 4 – dos livros na mesma sintonia do seu original o endereço da editora que o publicou. Se você procurar direito, deve encontrar umas cinco ou seis apropriadas, não mais.
5) Envie seu original apenas para aquelas, acompanhado de uma carta personalizada, dirigida àquela editora específica. Explico melhor como enviar o original mais adiante.

E procurar pela internet não adianta?

Na minha opinião não é tão eficiente. Porque pela internet você não vê a data de publicação, não tem como avaliar o conteúdo ideológico ou de estilo do livro, e não pode conferir se a editora tem alguma penetração em livrarias, já que não foi lá que você encontrou o título. É difícil ainda sentir a qualidade do trabalho de edição e de impressão da editora. Acho que nada substitui várias visitas às boas livrarias.
Ainda assim, se você tem preguiça ou não pode deslocar-se até uma livraria, pode então pesquisar nos sites das grandes livrarias. Procure pela palavra-chave que remeta a obras parecidas com a sua, verifique se elas são mesmo parecidas (leia os resumos), veja o nome da editora e entre numa busca paralela pelo site daquela editora.
Veja o catálogo da casa, confirme que há mesmo várias obras parecidas com a sua na lista de publicações daquela editora e verifique como enviar originais para análise. Se a editora diz que não recebe originais, não mande! Obedeça às instruções para novos autores, se houver. Se não houver, siga o que escrevo aqui e mande seu original impresso.
Fique alerta: um site de "editora" que mostrar uma macarronada de livros de todo tipo na abertura, de contos a poesia a engenharia, provavelmente não é uma editora, mas sim uma prestadora de serviço. Se houver uma seção muito grande e óbvia para novos autores apresentarem seus originais sem uma descrição da linha editorial da casa, mais uma vez deve tratar-se de uma prestadora de serviços, que deseja que você pague.
Numa busca inicial, fuja dessas. Procure por editoras de verdade, que podem publicar sua obra sem qualquer custo para você.

Rastrear(0)

Rastrear URI para este texto

Comentários (30)

Adicionar comentários RSS
editoras
entre nesse link que tem uma lista de editoras http://www.girafamania.com.br/...itoras.htm
Matheus Henrique , maio 29, 2009
ref: ao meu livro.
escvevi o livro DOIS ANJOS E UMA HISTÓRIA, onde contém uma série de poemas, posias, versos de cordel, contos, estórias e uma rica história ficticia. Gostei muito de ter conhecido este site, pois é maravilhoso, muito nos ensina, meus parabéns. Porém gostaria muito de ser informado como se chegar a editoria, mesmo lendo os termos supra citados, nao consegui entender tudo. Desde já meu muito obrigado
evandro jose da silva , dezembro 10, 2009
editora
na minha cidade nao tem livrarias e ainda nao tenho como comprar livros pra publicar o meu.
por favor, me de uns nomes de editoras de auto ajuda?
muito obrigada...
abraços
zulmira g fontes , janeiro 11, 2010
a procura de uma editora , Comentário negativo [Mostrar]
Referência
Olá Laura, gostei muito dos seus textos. Sou escritor e recentemente publiquei meu primeiro livro pelo Clube de Autores. Estou procurando editoras e estou quase fechando com a Editora Schoba. Quero saber se essa é uma boa opção para mim, pois somente ela cabe em meu orçamento e sonho. Por favor, caso conheça, me dê algumas referências sobre ela ou até possíveis concorrentes!
Erik santana , abril 01, 2010
editora
olá,amigos,adorei as suas criticas e os seus desejos de puplicarem um livro...eu tambem estou nessa situaçao.eu estou fazendo o meu primeiro livro,e eu tambem preciso de algumas dicas,por que eu sonho com isso e tambem fico imaginando o meu primeiro livro nas maos de crianças e adolescentes e adultos.
tafnes , abril 23, 2010
curiosidades
Gostei das dicas,antes mesmo de encontrar este site já tinha pensado em fazer o que o site sugere..porém não consigo enviar meus originais a estas editoras, o que fazer? é uma curiosidade em relaçao sinopse de novela para tv...como enviar? obrigada desde já.
niki yonel , maio 11, 2010
Referencia ao meu livro
Olá meu nome é Lucas tenho 12 anos de idade.Eu já estou escrevendo meu terceiro livro da série "Os Alquimistas"que peguei a idéia para tema,e justamente sobre o que fala no livro que é um assunto que me interessa muito,a alquimia.É um livro que se baseia mais em ficção cintífica,mais voltando ao assunto,eu gostaria de saber onde posso encontrar uma editora para publicar meus livros,se souberem me ajudem.
Lucas Henrique Licheski , junho 11, 2010
Agradecimento
Olá, me chamo alan, tenho 12 anos e estou começando a escrever um livro chamado DON JUAN III.
estou aqui para lhe aprabenizar pelo desemprenho e pela otima explicação. Muito obrigado.
=D
Alan S. Lima , junho 17, 2010
comentario
É simples da´dicas de como escrever um livro, isso não se aprende, e´preciso ser nato, despertar um algo ale´m da criatividade,escrever faz parte de uma necessidade natural de algumas pessoas em querer dizer algo ao mundo.Escrever não se trato de comercializar um produto, é muito mais que isso...Eu não me incomodo de vender muitos livros, eu me preocupo se alguém vai gostar...smilies/wink.gif
maria antonia , junho 29, 2010
a necessidade de escrever
As vezes me pergunto de onde vem essa vontade de escrever e para quem faço isso.Ser escritor é apenas um reconhecimento, mas ser um criador de idéias é sentir algo mais que o simples desejo de ter esse reconhecimento.Escrever é algo que não se explica, é vontade de dizer ao mundo algo que nasce da alma.Aos 11 anos comecei a escrever naturalmente e não estou preocupada com a comercialização não, se pintar uma oportunidade, ótimo.
maria antonia , junho 29, 2010
Várias séries .
Bom , meu livro é uma aventura que cria novos mundos e expande a imaginação , tenho dezessei anos e estou decidido em publicar , e acho muito bom que jovens como eu se interesse por escrever , nos meus livros conta histórias de outros livros , que pretendo também publicar , não é complicado de se entender.
caique , julho 14, 2010
pensamentos secretos
¬¬ eu estou procurando uma editora + não acho!! T.T
Laura!!! me ajudaaa! por favor! estou muito preocupada...
obrigada... =]
adriana , outubro 05, 2010
MuiTO interessante
É muito bom poder contar com conselhos de profissionais competentes. Obrigada.smilies/smiley.gif
Marih Macar , outubro 07, 2010
Dúvidas
Olá, gostaria de dicas para escrever e publicar livro acadêmico.
Obrigada!
Lore , novembro 07, 2010
''medo''
bom meu nome é amanda e escrevo romances,mas parecidos com novelas ou ate roteiros de filmes tenho um jeito pessoal e particular de escrever á mao mas tenho muito medo de mandar para uma editora e nao ser de confiança e ate venderem meu livro com nome de outra pessoa pois nao conheço ninguem que trabalhe nesta area ou que ja tenha publicado um livro...Este site muito bom para nos aspirante a escritores grata pela atençao
amanda souza , novembro 09, 2010
vida de adolescente .
biom tnho 13 anos , e tou fazeendo um livro sobre adlescentes acredito que eu tenha capacidade de fazer um livro pra os pais como criar seus filhos de criança até chegarem a adolescencia ( o temor dos pais ) enfim tou fazendo mais publica é o que vai ser dificil meu proposito so er ajudar os adultos a criarem bem os seus filhos de forma certa sem q ele s se prejudiquem smilies/smiley.gif
monique , novembro 23, 2010
ME AJUDE
OI,MEU NOME É MARY,EU TENHO 28 ANOS E SEMPRE ACALENTEI O DESEJO DE ESCREVER UM LIVRO,SO NÃO SABIA POR ONDE COMECAR
ATÉ QUE HOJE EU TIVE UM LONGO SONHO,E QUANDO ACORDEI DECIDIR É HOJE QUE COMEÇO A ESCREVER O MEU LIVRO,E GOSTARIA QUE VC ME AJUDASSE SOBRE GÊNERO E TÉCNICAS QUE EU DEVO USAR.OBRIGADA
MARY LIMA , janeiro 01, 2011
seguir
Nunca devemos dessitir dos nossos sonhos. Aprender, lutar, acreditar, seguir em frente. Devemos seguir com determinação.smilies/kiss.gif
berta , janeiro 02, 2011
Meu livro
Eu tenho 10 anos e estou terminando de escrever meu livro: Alma de Herói; O Deus Assassino, que fala sobre um garoto, no século 5, que tenta impedir que uma tribo liberte o deus da morte e da vingança. Já escrivi 150 páginas e tenho uma prévia de 180 páginas. To no cap. 23. Para não ter nenhum erro, vou corrigir tudo depois, quando finalizar o livro.
Porém não acho uma editora! Vou tentar achar à partir desse artigo! Obrigado.
Gabriel , janeiro 06, 2011
-- ----- ----
Eu tenho 13 anos e estou terminando de escrever meu livro que fala sobre 3 garos, ccom dons especiais, que passasao por trasformaçoes em seus trese anos. Para não ter nenhum erro, vou corrigir tudo depois, quando finalizar o livro.
Porém não acho uma editora! Vou tentar achar à partir desse artigo! Obrigado.
Nilma , janeiro 13, 2011
Help
Olá, tudo bem? Me chamo Gilberto, e estou escrevendo pq tenho uma obra parada em casa, já patenteada e com 509 paginas, A Princesa de Dublin, é uma linda história envolvente, e gostaria muito de saber se algum agente se interessa, ou alguma editora eu agradeço desde já, pois estou atirando para todos os lados, rsrs abraços!!
Gilberto José , janeiro 21, 2011
lISTA DE EDITORAS
Boa noite. queria deixar o endereço de um site onde contém uma lista de editoras com seus respectivos contatos como telefone, endereço e emai:www.editoras.blogger.com.br
Espero que tenha ajudado
Bjão em todos.

Taty
tATIANE , fevereiro 27, 2011
Muito bom!!
Parabens pelo artigo e por todo o site, é realmente muito bom e intressante.
Estou com uma duvida:
Eu devo ter meu livro todo terminado e revisado para poder começar a procurar uma editora? Ou posso ir terminando e já procurando uma editora?
E tambem gostaria de saber se antes de publicar o meu livro a editora vai mandá-lo para uma revisão com alguem formado em letras, pois eu vou terminar de escrevê-lo e vou revisar com uma antiga professora que combinou de me ajudar. Mas gostaria de saber se esse processo vai ser feito na editora tambem.
Obrigada e parabens!!
Barbara , março 10, 2011
dÚVIDA
Eu já terminei meu livro por completo (corrigir e tal),já achei algumas editoras que publicam o GÊNERO.queria saber se eu posso enviar meu original para as duas editoras ao mesmo tempo...posso?
Luhkast. , maio 25, 2011
posso ajudá-los!!!
Olá pessoal,
Assim, como muitos, estou atrás de editoras tradicionais que possam editar meus livros sem custos a mim, por isso, pesquisei muito na net, e já fiz contatos com muitas editoras, e até enviei meu original para análise para muito delas, o que demora um tempo para haver uma resposta, em torno de 6 meses a um ano, portanto, é preciso ter paciência, e àqueles que precisarem de uma lista de editoras tradicionais para romances, que é a minha linha na escrita, por favor, envie-me um e'mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. '> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e terei muita satisfação em poder ajudá-los, pois sinceramente, nesta área é muito dificil encontrarmos alguém com boa vontade para tanto, e cá para nós, amigos, essas editoras são pra lá de exigentes, precisa-se seguir um monte de diretrizes antes de enviar seus originais, bem como ter um curriculo literário participativo em concursos, o que também posso passara a vocês, sites de concursos, os quais vocês podem estar participando para motivas as grandes editoras em estar recebendo seus originais. Um beijo a todos e entrem em contato, junto podemos!!!!
adriana vargas de aguiar , junho 16, 2011
...
Eu estou curiosa. Posso procurar editoras fora de minha cidade? Aqui existem editoras, mas não sei se são especificadas no assunto do meu livro.
MARY , dezembro 29, 2011
Dúvida
O que você quis dizer com observar os endereços das editoras apropriadas, que tenham também publicado obras na mesma sintonia que a sua? Isso significa que pode ser uma dificuldade a mais a ser enfrentada a distância que coloca o escritor da editora à qual ele tenta se ligar?
Belinda , janeiro 05, 2012
idades
Eu gostaria de saber, se a maioria das editoras levam em consideração a idade do autor. Eu tenho apenas 14 anos, tenho um livro de poesia terminado, mas até agora não encontrei nenhuma editora para publicá-lo, minha idade é algo bom ou ruim? Eu corro risco de plágio por ser menor de idade?
Natália , janeiro 05, 2012
resposta a belinda
Belinda,
o endereço é só para vc saber para onde enviar seus originais. em geral as editoras não recusam autores por conta de onde são, não há preconceito regional negativo. algumas vezes, ao contrário, o preconceito é positivo, como por exemplo editoras gaúchas que adoram publicar escritores gaúchos. mas no geral um original é avaliado pelo potencial de interessar o público e não pela origem do autor.
LBacellar , janeiro 10, 2012

Escreva seu Comentário

menor | maior
security image
Escreva os caracteres mostrados

busy

Você também pode se interessar por:

Anúncios na mídia impressa

Anúncios na mídia impressa

A mídia tradicional também deve ser usada como apoio. Anúncios em jornais e revistas podem ajudar a trazer visitantes. Busque sempre as revistas segmentadas, de acordo com seu público, pois é lá que seu leitor está. Um anúncio de...

Por Sidney Guerra

Quero traduzir um livro. Como faço?

É comum que leitores entusiasmados com uma obra estrangeira queiram traduzi-la para o português e vê-la publicada por uma editora brasileira. É comum também que façam a besteira de realmente traduzir a obra e só depois enviá-la para a avaliação...

Por Laura Bacellar

Preciso registrar meu original?

  Muitos autores ficam nervosos com a possibilidade de, ao mandarem seus originais para análise por uma editora, terem seu texto plagiado. Apesar de não ser impossível, isso é bastante improvável. Os textos que mais correm riscos de serem copiados sem...

Por Laura Bacellar

Mandei um original faz seis meses e ninguém me responde!

O trato com as editoras comerciais sem dúvida põe à prova a calma de qualquer escritor. Se você telefona, muitas vezes ninguém atende, ou responde, ou sabe de coisa alguma. Uma resposta pode demorar meses e transformar-se em recusa sem...

Por Laura Bacellar

Meu original foi recusado. Por quê?

Se a sua obra foi recusada, não se abale. Menos de uma em mil obras espontaneamente submetidas a uma editora são seriamente consideradas. Dependendo do motivo, é relativamente simples tentar novamente de modo mais eficiente.Em geral há muitas razões para...

Por Laura Bacellar

Organizando as ideias

Organizando as ideias

Organizar seu projeto antes de executá-lo vai tornar seu trabalho bem menos árduo e certamente vai poupar tempo. Portanto, pegue um pedaço de papel e caneta e comece a escrever. Vamos enumerar aqui os passos principais: ...

Por Sidney Guerra