Vou fazer meu site, mas para quem?
Quem deve ser atingido
Esta é uma pergunta constante a ser feita, tanto na etapa da elaboração do site quanto na sua manutenção e por quanto tempo ele estiver no ar. Esta é uma pergunta que deve ser feita diariamente. Nunca perca seu público de vista, não se distancie de seus interesses e tenha muito cuidado com inovações. Um público fiel é difícil de ser conquistado e muito mais complicado de ser mantido.
Procure pensar claramente para quem se dirige seu livro. Pense em tudo o que você sabe sobre seu público-alvo e pergunte-se se isso é suficiente. Interrogue-se se você conhece:
- idade;
- classe social;
- localização geográfica;
- poder aquisitivo;
- interesses primários;
- interesses secundários;
- preferências;
- perfil ideológico (mais conservador, mais liberal, alternativo etc);
- forma preferida de comprar e pagar;
- linguagem utilizada (mais formal, mais informal, gíria etc);
- interesses relacionados (por exemplo: quem compra revistas sobre futebol, normalmente compra também revista de nudez feminina).
Além do próprio Facebook Audience Insights, você também tem a opção de pesquisar no Google. Procure sites similares, veja o conteúdo que eles oferecem, procure por sites que são referência na sua área, procure também os sites e blogs que são massivamente visitados.
Mesmo sites fora da sua área servirão para clarear suas ideias. Somente conhecendo o perfil do futuro usuário de um site é que você poderá criá-lo de forma atraente, com boa chance de mantê-lo freqüentando seu espaço virtual e trazendo o retorno que você espera.
Quando você realmente souber quem é e quais são as características dos potenciais usuários, mantenha isso sempre em sua mente, crie todo o projeto direcionado para eles e não mude o foco de seu site, a menos que queira mudar de radicalmente de público, o que é um risco enorme e temerário.
Como já disse, é difícil conquistar freqüentadores do site que possam se tornar consumidores fiéis, seja de suas idéias ou do seu livro. Mantê-los é uma preciosidade, evite arriscar-se se não houver mudança essencial em todo o seu empreendimento.
Já vi sites mudarem inteiramente seu foco em busca de novos visitantes e se perderem totalmente do objetivo. Acabaram sem os antigos visitantes e não trouxeram tantos novos que justificassem esse desvio de rumo.
Quem compra seu livro
Estando consciente do perfil do seu consumidor, você poderá orientar para seu público adequadamente a parte visual, a dinâmica de navegação e assuntos que vai abordar.
Se você vai falar sobre jogos para adolescentes, por exemplo, terá de pensar em um site dinâmico, com cores vibrantes, usar linguagem mais popular (devendo, inclusive, abusar das gírias).
Já se o seu livro for comprado preferencialmente por executivos, você deverá pensar em cores mais sóbrias, uma estética mais clean e uma linguagem mais formal.
Observe também que, em geral, quem compra seu produto está procurando por bons preços, prazo de pagamento longo, garantia de funcionamento e comodidades – ou seja, procure oferecer vantagens significativas para seu público específico.
Certamente o consumidor do seu livro vai visitar também o site dos concorrentes e fará comparações. Faça isso antes! Conheça o site de seus concorrentes, compare pontos fortes e fracos seus com os deles.
Assim, se você oferece vantagens que seu concorrente não tem, isso deve aparecer com grande destaque.
O diferencial que você disponibiliza para seus clientes é que vai fazê-los optar por comprar de você e não do concorrente.
Nesse vídeo eu dou uma dica bastante útil para que você comece a criar conteúdos que as pessoas estejam procurando na internet: