Meu original foi recusado. Por quê?
Se a sua obra foi recusada, não se abale. Menos de uma em mil obras espontaneamente submetidas a uma editora são seriamente consideradas. Dependendo do motivo, é relativamente simples tentar novamente de modo mais eficiente.
Em geral há muitas razões para uma editora recusar um trabalho, que podem ser resumidas no seguinte: quem avaliou a sua obra achou que ela
- não tinha qualidade suficiente;
- não estava dentro da linha editorial da casa;
- não venderia ou
- prejudicaria a imagem da editora.
Veja os raciocínios mais comuns por trás das devoluções de obras.
Falta de qualidade
Se você escreve sobre algo que conhece apenas superficialmente – por exemplo, se critica a política do ponto de vista de um cidadão, sem ser político ou ter experiência com essas pessoas; sem ser um pesquisador em ciências sociais – quase não tem chance de ser editado.
A menos que tenha encontrado alguma coisa muito original ou engraçada para dizer sobre o assunto, o editor raciocina que a sua opinião é tão válida quanto a de qualquer outro leitor, e que portanto ninguém compraria um livro que bem poderia ter escrito também.
Se você envia um original datilografado em lugar de impresso, cheio de erros ortográficos, com correções a mão, em fotocópia apagada, suja ou amassada, a pessoa que faz a seleção tem a imediata impressão de estar lidando com um autor pouquíssimo profissional, e quase sempre despacha a obra de má aparência para a pilha a devolver.
Veja como causar boa impressão na pergunta sobre a apresentação de originais.
Desacordo com a linha editorial
Linha editorial é a gama de assuntos que uma editora publica. Se você mandar livros de poesia para uma editora de assuntos esotéricos, será sumariamente recusado.
Se submeter uma obra psicografada sobre Jesus a uma editora católica, seu original não será sequer lido.
A grande maioria dos originais são devolvidos porque não se encaixam na linha editorial da empresa.
Tristes perspectivas comerciais
Um editor deseja vender seus livros. Se você apresenta uma obra de 400 páginas (que portanto será muito cara para produzir), é muito difícil que sua qualidade compense o risco de colocar à venda um livro com alto preço de capa.
Se você apresenta uma obra parecida demais com outra de sucesso, o editor em geral não arrisca entrar em competição com a que já é conhecida.
Se você envia um original sobre um assunto esquisito, para o qual um livreiro teria dificuldade em encontrar lugar em sua livraria, muito provavelmente o editor recusa ter que inaugurar todo um gênero só por causa de sua obra.
Se você, finalmente, escreve uma obra para a qual o editor não percebe um público-alvo, como por exemplo uma belíssima crítica sobre os periódicos japoneses (que quase ninguém no Brasil conhece), sua chance de publicação é muito baixa.
Baixa respeitabilidade
Às vezes, um material é bem escrito, oportuno, interessante mas sensacionalista demais, ou baseado em relatos pouco confiáveis, ou vulgar.
A maioria das editoras preza muito a sua imagem, fugindo de obras que, mesmo com boas perspectivas comerciais, possam ser criticadas pelos jornais e revistas como superficiais, erradas ou falsas.
Aquilo que pode ser encarado como pornográfico, incitar à violência, ao racismo, ao sexo com menores de idade, a comportamentos perigosos ou a atos criminosos em geral também é imediatamente recusado.
Bessa de Carvalho
30 de janeiro de 2020 @ 09:51
Olá, Laura! Gosto muito de ler os seus textos. Escrevo por que gosto e tenho uma página no Facebook intitulada @poesiasbessadecarvalho .
Quando lhe for possível passe para uma visitinha!
Tenho também um site onde pretendo dispor publicamente a minha produção literária. Falta apenas incluir os textos a divulgar.
Abraços!
Eunice Ramos
17 de janeiro de 2021 @ 15:15
Boa tarde, Laura! Parabéns pelo maravilhoso trabalho!
Gostaria de publicar um livro de forma independente, mas tenho muitas dúvidas com relação aos profissionais que precisarei contratar. Onde encontrá-los?
Gostaria também, se possível, de indicação de editoras que talvez, tenham interesse em publicar meus textos poéticos. Fiz um E-book recentemente, mas percebi que meus leitores são consumidores de livros físicos. Escrevo há muitos anos e tenho um público gigante em minha página no Facebook. Se puder visitar, ficarei honrada.
https://www.facebook.com/rabiscandoaalma
Gratidão.
Paulo Mauricio Gomes da Silva
27 de outubro de 2021 @ 09:14
O problema dessas seleções é que quando um trabalho é recusado, eles não explicam o PORQUE. Até pra pessoa poder melhorar em algum aspecto. O mesmo acontece nos concursos. Não explicam pelo menos o porque dos três primeiros colocados ocuparem tais posições. Isso faz com que grandes obras, mesmo ainda em estado “bruto ” sejam jogadas no lixo e seus autores não queiram mais nem pensar no assunto.
Laura Bacellar
27 de outubro de 2021 @ 09:25
Verdade, Paulo. Vc precisa buscar as razões por conta própria. Veja, não é má vontade, é impossibilidade. As editoras mais conhecidas recebem centenas de originais não solicitados TODOS OS MESES. Os concursos em geral atraem MILHARES de inscritos. Não dá para avaliar e explicar. Procure leitores beta ou contrate leitura crítica.
José Barreto Hotten
7 de março de 2023 @ 06:05
Olá Laura! Vi uma vez um site que apresenta uma lista de editoras organizada por linha editorial, mas, acabei meu primeiro romance e não o estou encontrando novamente. Você saberia indicá-lo?
Laura Bacellar
7 de março de 2023 @ 10:17
José,
o melhor seria vc pesquisar. As editoras mudam muito, entre na amazon e pesquise as editoras que publicam livros parecidos com o seu, de autores brasileiros, e que tenham lançado nos dois últimos anos.