Mentoria para escrita e publicação

Você sempre quis escrever seu livro mas não sabia como começar? Você tem conteúdo, dá aulas e faz palestras, mas não organizou seu material em um livro? Ofereço a você um serviço ímpar: a mentoria para você escrever e publicar seu livro de não-ficção!

Mentoria para você escrever e publicar seu livro de não-ficção

Este é um serviço para você tem clientes que gostaria de fidelizar com um texto pessoal seu, uma explicação de como você trabalha. Para você que é profissional autônomo ou vende serviços num meio competitivo e gostaria de realçar sua autoridade.

Escreva seu livro!

Livros são uma forma muito persuasiva de demonstrar seu conhecimento e sua capacidade. Livros impressionam muito bem, são considerados valiosos por quem os compra, são o complemento ideal para um currículo de destaque.

Seu livro vai auxiliar você em seu trabalho, estabelecer sua reputação, levar suas ideias para públicos maiores. E, se você tem acesso a clientes, alunos, pacientes, você tem como vender seu livro em eventos presenciais ou pela internet e ganhar com isso.

Ficou muito mais fácil agora autores seguirem o próprio caminho, tomarem suas decisões e publicarem seus livros. Ficou mais fácil produzir seu livro de forma totalmente profissional e vender através de plataformas que aceitam autores independentes, como a Amazon.

Comece agora, com a ajuda de uma editora muito experiente e uma equipe de profissionais especializados em produzir livros, a escrever seu livro.

O que é a mentoria para escrever e publicar seu livro de não-ficção?

Este é um serviço de acompanhamento pelas várias etapas de escrita e produção de um livro:

  • Escrita
  • Edição
  • Busca de editoras ou
  • Produção independente
  • Lançamento

Você terá a minha assessoria para resolver os detalhes de cada passo, tirar dúvidas, discutir as melhores alternativas para o seu caso.

O contato é de uma hora por semana por Skype ou Facebook, com direito a mensagens pelo Whatsapp quando necessário.

Mande-me um email para marcarmos uma primeira conversa

Laura Bacellar [email protected]

O percurso de escrita e publicação

1. Escrita

Planejamento

No primeiro momento vamos conversar sobre seus objetivos com a obra, a que público deseja atingir, o tema que deseja abordar. Vamos conversar sobre a melhor forma de um livro ajudar o exercício de sua profissão e reforçar sua autoridade em sua área de atuação.

Vamos delinear um roteiro experimental de assuntos a serem abordados e checar se você já tem algum material pronto.

Pesquisa

Num segundo momento vamos pesquisar, você e eu, os livros, sites e vídeos concorrentes. Vamos levantar o que o público-alvo costuma pedir e reclamar na sua área de atuação. Vamos avaliar se você vai precisar complementar seu conhecimento com alguma pesquisa e vamos procurar definir o diferencial de sua obra, para que você tenha destaque quando lançá-la.

Escrita

Vamos definir um roteiro mais específico e discutir um cronograma viável. A ideia é que você escreva ao menos algumas horas por semana, para que possamos ler e discutir seu material em nosso encontro semanal.

Vamos ler o que você tenha escrito, discutir como está o andamento, conversar sobre suas ideias.

Vou propor ajustes quando necessário, sugerir materiais que agreguem conteúdo, dar minha opinião sobre o impacto de cada capítulo.

Caso haja algum bloqueio criativo, dúvidas torturantes, vamos procurar soluções.

É muito possível gravar suas falas e contratar alguém para transcrever (um serviço fora de nosso acordo, mas que pode acelerar muito seu trabalho).

É muito possível também contratar alguém para servir de ghostwriter, ou seja, escrever para você com a sua ajuda.

Caso você vá produzir seu conteúdo com a ajuda de algum outro profissional, podemos interromper nossos contatos até que tenha o texto pronto.

2. Edição

A escrita é o momento criativo da produção de seu livro, enquanto a edição é uma etapa mais crítica e cerebral.

Vamos ler a obra inteira e avaliar se está lógica, bem organizada, com bons títulos de capítulo e subtítulos.

Você vai decidir se coloca agradecimentos, dedicatória, apresentação.

Vou indicar se será preciso incluir bibliografia, apêndices e outros materiais.

É altamente recomendável que você contrate, nessa altura, um preparador de textos, que fará a leitura com olhos limpos, de quem nunca viu a obra.

Posso indicar o preparador mais indicado para o seu tipo de texto, passar o serviço com instruções claras e recebê-lo quando o profissional devolver o texto.

Vou avaliar o trabalho antes que você pague e depois iremos observar as dúvidas levantadas e alterações feitas, uma a uma.

Feito isso fecharemos o texto.

Teremos então um original pronto para a próxima etapa.

3. Publicação

Vamos então discutir quais as melhores alternativas para você publicar o seu livro, tanto impresso quanto digital.

Você poderá enviar seu livro para que editoras analisem ou assumir a publicação por conta própria, de maneira independente.

Enviar para editoras pode ser interessante porque, se alguma aceitar, você não terá de pagar nada e não precisará cuidar do operacional.

Veja aqui o que comento sobre isso.

Por outro lado, as editoras selecionam muito, pode ser que nenhuma aceite publicar seu livro. Pode ser também que demorem muito para responder.

Se você resolver publicar por conta própria, terá a vantagem de controlar todo o processo, inclusive a data em que seu livro ficará pronto. No entanto, terá de pagar por tudo e depois assumir as vendas.

Vamos conversar sobre suas possibilidades, as vantagens e desvantagens para você, então passar à etapa seguinte.

Opção 1: Procura de editoras

Caso você decida enviar seu livro para editoras analisarem, vou ajudar você a:

  • Selecionar as editoras mais adequadas;
  • Confeccionar uma sinopse que atraia;
  • Escrever uma carta de apresentação para cada editora.

Opção 2: Publicação independente

Caso você decida bancar a publicação de sua obra, vou assessorar você nos vários passos necessários para que seu livro seja produzido e impresso de maneira profissional.

Vamos formatar seu original para publicação, decidindo sumário e todos os textos introdutórios. Vamos pedir o ISBN de sua obra à Biblioteca Nacional e uma ficha catalográfica a um bibliotecário.

Diagramação

Vou indicar a você um bom diagramador, que vai criar um projeto gráfico para a sua obra. Depois de você aprová-lo, o diagramador vai transformar o texto em Word em InDesign, no formato exato das páginas do livro.

Revisão

Depois do texto ser paginado, é altamente recomendável que você contrate um revisor de provas, que fará a leitura do texto já na disposição das páginas e vai verificar se sobrou algum errinho, mas principalmente se não há quebras feias no texto ou se não faltou algum trecho.

Vamos acompanhar o trabalho do revisor e checar todas as alterações que pedir, uma a uma.

Essas alterações serão passadas ao diagramador, que vai incorporá-las ao texto no InDesign.

Depois nós faremos uma checagem dessas emendas.

Estando tudo certo, vamos checar o livro como um todo, se está correto e bem paginado e com todas as partes.

Capa

Vamos paralelamente contratar um capista, que pode ser o diagramador ou não.

Vamos decidir o texto exato na capa, contracapa, lombada e orelhas e pedir que o profissional faça dois ou três layouts para você aprovar.

Uma vez aprovada a capa, vamos revisar todas as partes.

Ebook

O diagramador poderá também formatar a obra em Epub, para ser colocada numa plataforma online como ebook.

Impressão

Vamos então assessorar você para a escolha de uma boa gráfica, que faça um número de exemplares físicos a um preço razoável. Vamos discutir com você as melhores relações de custo/benefício e o quanto seria aconselhável você investir para ter retorno já no lançamento de sua obra.

A gráfica vai enviar uma prova, que vamos conferir e aprovar, depois imprimir os exemplares combinados e entregar no endereço que você indicar.

4. Lançamento

Um lançamento bem planejado pode ser um evento não apenas prazeroso como lucrativo. Neste momento você pode reaver uma parte do que investiu, além de divulgar seu livro entre amigos, clientes, potenciais clientes, parceiros.

Vamos ajudar você a escolher um bom local, de fácil acesso, e marcar a data.

Vamos assessorar você na divulgação pelas mídias sociais, produzir um banner físico para sinalizar o evento e outro digital para divulgação pelo Facebook.

Vamos acompanhar o lançamento e acertar os detalhes de pagamento.

As vantagens da mentoria de escrita e publicação de seu livro de não-ficção

Ritmo

Ao escrever com um prazo em vista, sabendo que seu texto vai ser lido e comentado toda semana, você vai entrar num ritmo de produção.

Você vai ter o prazer de ver seu projeto tomar forma e ir até o fim passo a passo, com segurança.

Qualidade

Ao contratar o serviço de acompanhamento de sua escrita e da publicação de seu livro, você vai ter em cada etapa uma profissional muito experiente, auxiliando você a tomar as decisões pelo melhor de seu livro e de sua carreira profissional.

Um livro de não-ficção é um excelente cartão de visitas, ainda mais se estiver bem feito, claro e focado.

Controle

Você vai entender cada processo editorial e decidir o que prefere em cada uma das etapas.

Os profissionais externos – que não estão incluídos no pacote – serão selecionados com cuidado e seus serviços conferidos antes de qualquer pagamento.

Você terá seu livro produzido com a qualidade de uma editora profissional.

Custos de mercado

A escolha de profissionais externos se dará pela melhor relação custo/benefício. Ao contratar o nosso serviço de acompanhamento, você terá ajuda para escolher bons profissionais e prestadores de serviço sem pagar os olhos da cara, mas também evitando as armadilhas de gente que cobra pouco e não faz nada.

Seu livro finalmente um sonho realizado!

No começo parece impossível, são tantas etapas, tantos detalhes, que muitos autores desistem. Deixam um texto começado guardado no computador, um caderno com ideias não finalizadas largado num canto.

Com a nossa ajuda você realiza este sonho.

Você terá uma prova de seus conhecimentos para mostrar a seus alunos, seus clientes, sua rede de conhecidos.

Você vai pegar seu livro na mão, saber que a jornada foi longa mas terá valido a pena.

Custos

O serviço de mentoria para escrita e publicação de seu livro de não-ficção está com um custo promocional.

Até agosto de 2019 você vai pagar 500 reais por mês para encontros de uma hora uma vez por semana por Skype ou Whatsapp com Laura Bacellar para a escrita e edição, com Tatiana Costa para produção e lançamento.

Caso você queira apenas uma parte dos serviços, não há problema. Você pode sair da linha de produção e voltar a qualquer momento, contanto que haja vagas.

Fale com Laura Bacellar para agendar uma primeira conversa: [email protected]

Resumo dos serviços

Os serviços de preparação de texto, diagramação, capa, revisão e impressão não estão incluídos no pacote.

Os serviços de transcrição de suas falas ou de ghostwriter tampouco estão incluídos, são opcionais.

A escrita: decisões estratégicas

  • Qual a finalidade da obra?
  • Qual o público-alvo?
  • Qual o tema principal?

A escrita: roteiro

  • Levantamento dos livros e sites concorrentes
  • Levantamento das necessidades de pesquisa
  • Checagem das necessidades do público
  • Desenho do esqueleto da obra
  • Definição do diferencial

A escrita: ação

  • Definição do roteiro
  • Definição de um cronograma viável
  • Escrita
  • Possibilidade de gravar o conteúdo e contratar quem o transcreva
  • Possibilidade de contratar ghostwriter
  • Discussão sobre capítulos
  • Ajustes

A edição: preparação de texto

  • Leitura da obra inteira
  • Avaliação
  • Contratação de um preparador de textos
  • Acompanhamento deste trabalho
  • Resolução de dúvidas
  • Fechamento do original

Publicação (opção 1): a procura por editoras

  • Confecção de sinopse
  • Confecção de carta a editores
  • Seleção de editoras possíveis

Publicação (opção 2): a publicação independente

  • Formatação do original para publicação: sumário, dedicatória, ISBN, ficha catalográfica e o que mais seu livro exigir
  • Contratação de diagramador e capista
  • Acompanhamento dos trabalhos de diagramação
  • Briefing de capa, textos de contracapa, lombada, logotipos
  • Acompanhamento da capa
  • Contratação de revisor
  • Checagem da revisão
  • Fechamento da obra
  • Contratação de gráfica
  • Impressão do número de exemplares desejado

Lançamento

  • Escolha de local e data
  • Assessoria para divulgação
  • Produção de banner físico e de banner para uso pelo facebook
  • Acompanhamento do lançamento

Quem sou

Clique aqui para me conhecer