Hospedando seu site
Hospedagem paga
Como já disse, para que seu site esteja acessível à visitação na Internet, você deverá armazenar os arquivos que o compõem em um computador de um serviço de hospedagem.
Existem muitas empresas na Internet que oferecem este serviço, com os custos mais variados e com a qualidade de atendimento também. Em geral, a hospedagem fica em torno de R$ 75,00/trimestre, podendo chegar a várias vezes esse valor, dependendo dos recursos que forem necessários para que seu site funcione corretamente.
Os detalhes importantes na hora de optar por um servidor são:
- A garantia de que meu site ficará no ar, livre de problemas técnicos. O padrão no mercado é 99,7% do tempo;
- O atendimento técnico: quanto tempo demora o retorno para meus problemas, e o quanto as soluções propostas são satisfatórias;
- Se o servidor suporta as linguagens de programação mais utilizadas e seus componentes mais utilizados;
- A segurança do sistema;
- O preço.
Já tive muitas experiências péssimas com esse pessoal que entra no mercado, monta um servidor, cobra um preço irrisório para ganhar clientes e quando dá um problema, ninguém sabe como resolver. Isso é horrível. Se seu site fica fora do ar por muito tempo, você perde possíveis clientes.
Quando uma pessoa está com o endereço do seu site na mão e se depara com uma mensagem de erro ao tentar acessá-lo, esqueça. Só com muita fé em Deus e muita reza brava ela voltará a tentar entrar.
Tenho um amigo que passou por uma experiência desagradável. Ele é experimentalista e gosta de programação. Criou um sistema de pedidos online de seus produtos em uma linguagem de programação chamada CGI.
O sistema funcionou bem durante meses, até um belo dia, quando o pessoal do servidor resolveu fazer algumas alterações no próprio sistema, possivelmente por problemas com hackers. Sabe-se lá por quê, mas seu sistema de pedidos parou de processar a informação e enviá-la para o e-mail da empresa, acarretando perda imediata de clientes e problemas operacionais.
Ao buscar o suporte técnico, recebeu respostas evasivas e chegou a ser acusado de ter feito o programa de forma errada.
Se o programa foi feito errado, como ele pôde funcionar corretamente por tanto tempo? Nossa experiência em informática nos ensinou que um programa nunca pára de rodar sem motivo. Se ele funciona perfeitamente depois de exaustivos testes, não será depois de meses de uso que ele deixará de funcionar por problemas de programação.
Após meses de embates, o site foi transferido para um serviço de hospedagem concorrente.
Um caso interessante que ocorreu comigo. Há muito tempo, nós contratamos um servidor de nome no mercado para hospedar o site de um cliente.
Com uma freqüência irritante ele ficava fora do ar por horas e sem explicações.
Quando contatávamos o suporte técnico, eles faziam testes e mais testes e faziam o site voltar ao ar, mas normalmente ele voltava corrompido, fazendo com que tivéssemos que copiar todos os arquivos do sistema novamente. Os e-mails também se perdiam pelo caminho quase que diariamente.
Por conta de tantos problemas pela qual passei, resolvi eu mesmo criar meu sistema de hospedagem. Em parceria com uma gigante internacional, consegui finalmente a minha tranquilidade e dos meus clientes. Tranquilidade essa que não encontrei no mercado nacional, mesmo com as empresas grandes, principalmente na questão do suporte mais técnico.
Caso tenha interesse, entre em contato comigo: [email protected].
Sites hospedados com espaço e domínio gratuitos
Se você está sem grana, está apenas aprendendo a fazer sites ou simplesmente o que você quer colocar no ar é só para se divertir, não é necessário pagar por todos os custos e ter a trabalheira de um site comercial. Existem sites que oferecem hospedagem (e um domínio “emprestado”) gratuitamente.
Mas antes que eu comece a descrevê-los aqui e você comece a imaginar o quanto é bom utilizarmos serviços gratuitos e que dá tudo na mesma, devo lembrar que:
- Por serem serviços gratuitos, você não tem um suporte. Se houver dúvidas, ou você recorre aos tutoriais (tutorial é uma espécie de guia passo a passo) no site ou um amigo mais experiente deverá ajudá-lo;
- Propagandas pipocam a todo momento e a cada clique. É claro que as empresas que oferecem este serviço gratuito precisam sustentar sua estrutura e que sem eles a Internet seria mais limitada. Mas o excesso de propagandas (banners) e janelas que se abrem automaticamente (pop-up) e saltam na frente do texto que você está lendo são extremamente irritantes;
- Perda de credibilidade. Se você faz um site apenas por lazer, muito bem. Esta é uma ótima opção, pois você não precisa se preocupar com uma imagem de profissionalismo. Mas caso você esteja montando o site para fazer bonito, não pense duas vezes, o investimento em domínio e espaço pagos mostra solidez e seriedade;
- O seu endereço fica vinculado ao de outra empresa. Se o site que oferece hospedagem gratuita por acaso deixar de existir ou mudar de dono (consequentemente mudando de endereço também), de um instante para outro seu site estará “sem-teto”. Pense em quanto custa, em termos de tempo e dinheiro, para você divulgar um endereço de Internet e calcule suas perdas. Um caso antigo, e que ilustra perfeitamente o que estou falando, é o do site kit.net (www.kit.net), que oferecia hospedagem gratuita para os internautas. Pois bem, o kit.net encerrou suas atividades e retirou do ar os sites que hospedava gratuitamente. De uma hora para outra, milhares de usuários ficaram com seus sites fora do ar. Aqueles que tiveram gastos para divulgar e que apostaram na hospedagem gratuita, perderam um dinheirão de repente.
- Dificuldades para manutenção e site fora do ar. Para publicar seu site, você deverá transmiti-lo para o computador remoto que fará a hospedagem (para isso usa-se um programa de FTP, (a sigla de File Transfer Protocol). Normalmente, há maiores dificuldades para fazer FTP em sites de hospedagem gratuita – alguns nem acesso FTP têm. Outro problema sério é que o seu site pode apresentar lentidão de navegação ou mesmo ficar fora do ar de tempos em tempos, o que é desastroso.
- Os endereços ficam muito compridos e difíceis de serem decorados. Portanto, se a pessoa não tiver constantes estímulos e seu link espalhado por todos os lugares, ela nunca mais se lembrará como conseguiu encontrar seu site na Internet. Nesse caso, você pode recorrer a encurtadores de URLs para diminuir esse problema.
A empresa pode sair do ar de uma hora para outra e você perder o seu site. Aconteceu isso com milhares de blogs quando o Weblogger resolveu encerrar suas atividades.