Divulgar, divulgar, divulgar um livro
Fazer um bom site, publicá-lo na Internet e fazê-lo aparecer no Google são etapas necessárias para existir online, mas não são suficientes para sobreviver de forma confortável neste vasto mundo virtual.
O próximo passo, tão importante quanto criar um site atraente e eficiente, é fazer com que as pessoas saibam que ele existe e tenham desejo de visitá-lo. Assim, a partir de agora vamos conversar um pouco sobre as estratégias de divulgação de seu site e como torná-las eficientes.
A primeira coisa a se pensar, antes de partir para a ação propriamente dita, é no objetivo do seu site. Ele existe para quê? Essa pergunta parece tola, mas a resposta para ela vai delinear alguns caminhos em seu trabalho de divulgação. O que você espera do site? Popularidade? Lucro? Fixação do seu livro perante o leitor?
Popularidade
Bem, se o que você quer é um fluxo de visitas gigantesco, mexa-se! Basicamente, seu trabalho deve se concentrar no conteúdo do site.
Tomemos como exemplo um suposto livro de receitas: você escreveu um, então é desejável que o site tenha uma seção com algumas receitas inéditas… essa seção deve ser renovada constantemente, por exemplo, a cada semana várias novas receitas devem ser inseridas.
Ensine também novas formas de temperar o frango e as carnes, mostre novos tipos de condimentos e se possível, venda-os em seu site.
Crie um site dinâmico, feminino (afinal seu público-alvo é basicamente feminino), leve e simples. Com a constante manutenção do conteúdo, os visitantes se tornarão fiéis e voltarão sempre para consultar as novidades.
Lembre-se de fazer a propaganda dos seus pratos para que as visitas sejam revertidas em vendas, mas, nesse caso, como o objetivo principal é a visitação, seu enfoque é a popularidade e deve-se fazer com que seu site vire referência no seu segmento.
As coisas ficam bem mais fáceis quando você é pioneiro naquele segmento, mas nada é impossível, se há um concorrente forte atenha-se a suprir com detalhes justamente na área em que ele é deficiente. Seu objetivo sempre é procurar ser o melhor site do seu segmento.
Participe de comunidades na sua área, compartilhe ideias, contribua com as comunidades, mostre-se interessada em interagir com todos.
Coloque para vender o seu livro com receitas inéditas e com dicas que as pessoas não teriam acesso gratuitamente pelo site. Com isso, você estará criando demanda e já terá um público cativo.
Lucro
Optando pelo lucro, o conteúdo passa a ser secundário. Imaginemos que você escreveu um livro sobre administração. O seu site deve trazer leitores que estão em busca das suas dicas e que sejam prováveis compradores do seu livro e das suas palestras e cursos.
Então o enfoque passa a ser no produto especificamente.
A idéia é que o visitante venha até você e compre. Portanto, deve ser criado um ambiente voltado à venda, com promoções, descontos, propaganda das novidades e detalhamento de cada serviço oferecido.
Estabeleça formas facílimas de contato, tanto via telefone quanto e-mail, Messenger, WhatsApp e Skype, por exemplo. O cliente quer receber o as informações rapidamente, e você deve estar pronto para atendê-lo.
Fixação do seu livro perante o leitor
Vender sua marca através de um site institucional é tão importante quanto as opções anteriores. Se você não tem estrutura para atendimento online ou programação de conteúdo dinâmica, atue na fixação da sua marca como autor.
Muitas empresas utilizam exaustivamente esse recurso em seu site. Muita gente ainda tem uma visão romantizada da rede, portanto ter seu site dá status e mostra que você está antenado com a tecnologia. Aproveite para vender essa idéia enquanto ela ainda é válida.
Parece uma dica malvada, mas a verdade é que o marketing vive de impressionar as pessoas para atraí-las a um determinado produto. Sem marketing, os produtos não existem!
Faça propaganda das suas qualidades e convença as pessoas a testarem-nas e as comprovarem. Isso ajuda a vender, não tenha medo de oferecer partes do livro gratuitamente e outros artifícios que ajudem a convencer o cliente.
Qual o ideal?
O ideal é que haja um equilíbrio das três opções acima. Mas é perfeitamente possível dar ênfase a uma delas especificamente, de acordo com suas necessidades.
Com certeza, saber exatamente o que você espera de seu site deve nortear todo o seu empreendimento desde o início, antes mesmo de criá-lo, escolher um domínio etc.
Após tê-lo no ar, chega o momento em que você precisa de um trabalho intensivo, consistente e eficiente de divulgação para que essa pergunta esteja objetivamente formulada e sua resposta deva estar na ponta da língua.
Sabendo o enfoque, fica bem mais fácil tirar o máximo proveito de cada um dos recursos de divulgação de sites mais utilizados.
As principais for
mas de divulgar seu site e trazer para ele um número sempre crescente de visitantes (e, portanto, de potenciais compradores) são:
- troca de links com outros donos de blogs e sites;
- anúncios de mídia impressa;
- uso de e-mail: newsletter (e-mail marketing), lista de discussão e fóruns de discussão;
- assessoria de imprensa;
- boca-a-boca;
- propaganda viral;
- anúncio pago no Google;
- otimização do site para que apareça bem colocado no Google;
- Criação de perfil e página pessoal no Facebook;
- Criação de perfil no Twitter;
- Criação de perfil no Linkedin;
- Faça acordo com livrarias de bairro, para que disponibilizem seu livro;
- Crie e-book do seu livro, juntamente com a versão impressa;
- Faça acordo com livrarias virtuais para que disponibilizem seu livro impresso e seu e-book também.
Tenha em mente que você deverá usar sempre várias formas de divulgação, pois todas são importantes, atingem determinados nichos ou público e se complementam.
Conclusão
A divulgação de seu site deve ser feita de forma constante, com freqüência própria para cada tipo de mídia ou estratégia, e, recomendo, reserve no seu orçamento uma verba para fazer a publicidade de seu site.
Todo o dinheiro já investido para produzir e publicar seu site poderá, na verdade, ser desperdiçado se você não der a devida atenção às ações de divulgação.
Para que você possa montar sua própria estratégia de divulgação, é preciso conhecer cada uma das formas de publicidade relacionadas acima, de forma que você possa usá-las adequadamente. Está pronto?
Então… mãos à obra!!