Dicas de um escritor de sucesso
Kurt Vonnegut, autor de Matadouro número cinco, entre outros sucessos, explica em um artigo intitulado “Como escrever com estilo” (in How to use the power of the printed word, editado por Billings S. Fuess, New York, Doubleday, 1985) que muitas das preocupações dos autores sobre estilo acabam por atrapalhá-los e fazê-los encher seu texto de palavras exóticas e artificiais. Eis suas dicas:
- Escolha um assunto sobre o qual você se importe. O seu interesse genuíno, e não qualquer jogo de palavras que possa fazer, é que terá o poder de seduzir o leitor.
- Não se estenda.
- Seja simples. Lembre-se de que tanto Shakespeare quanto a Bíblia usaram palavras perfeitamente compreensíveis para as pessoas da época.
- Tenha a coragem de cortar. A eloqüência deve curvar-se ante as idéias. Caso algumas lindas frases não acrescentem nada de novo ao que você está tentando dizer, corte-as sem perdão.
- Soe como você mesmo. Escreva da maneira como usa a língua, do lugar de onde você é. Não tente se passar por uma pessoa de outro lugar e outra cultura ou isto irá se refletir no seu poder de persuasão.
- Diga o que tem a dizer de modo claro. Leitores querem páginas que se pareçam com páginas, parágrafos e pontuação reconhecíveis. Não escolha criar jazz ou cubismo quando seu objetivo é se fazer entender.
- Tenha pena dos leitores. Nossas opções como escritores são limitadas, uma vez que os leitores são artistas imperfeitos na arte de ler. Nossa audiência requer um esforço de nossa parte de clarificar e simplificar, mesmo quando preferiríamos pairar acima de coisas tão chãs quanto a simplicidade.
- Consulte livros de referência quanto a gramática e pontuação.
antonio carlos vitor
15 de novembro de 2016 @ 23:15
é de fundamental importancia,tudo o que li no seu artigo,pois,me abriu novos horizontes para reiniciar um projeto antigo.trata-se da minha própria alto biografia.apesar dos meus 75 dias de escolaridade,vi na sua visão e, nos seus altos conhecimentos, um estimulo e incentivo para tirar do meu empoeirado baú, minha própria história, cujo o titulo é:
”fenix ,risos e lagrimas de ouro”
obrigado!pela ajuda!
Laura Bacellar
18 de novembro de 2016 @ 18:09
boa sorte!
Anny
10 de setembro de 2017 @ 20:37
Obrigado pela dica.eu quero ser uma escritora e vo escrever um livro de “bruxa” e depois vo escrever “espirito de vinganca.”
Laura Bacellar
13 de setembro de 2017 @ 16:23
bons temas.
Gislane
2 de outubro de 2017 @ 12:26
Eu quero começar a escrever algumas paginas para meu primeiro livro,baseado na minha própria história, o nome do livro seria “JOGO DA VIDA” eu preciso de algumas dicas de escritores para que eu tenha mais conhecimento,se eu tiver opnioes acvredito que terei sucesso no desenvolvimento do meu livro..obg aguardando..
Gabriel Filgueiras
15 de maio de 2018 @ 10:34
Gostei muito desta dicas, em especial da número 5. Passos simples, mas necessários e objetivos para começar a escrever bem.
Anizinho Torean
18 de julho de 2018 @ 22:12
Gostei demais das dicas! Escrevi duas páginas hoje. O “Meu Livro”, sem título ainda, está saindo complicado. Vou cortar, simplificar e planejar um esqueleto. Vamos lá! Obrigado.
Fabbio Scherer
26 de julho de 2018 @ 10:59
Estou escrevendo doze mil livros, desde ficção até motivacionais e poesia. quero um(a) agente literário(a). Sou péssimo para negociar. Sou estreante, mas estarei no Guinness Book em breve.
Laura Bacellar
22 de outubro de 2018 @ 19:17
olá Fabbio,
falo sobre agentes aqui, veja por favor:
https://www.escrevaseulivro.com.br/preciso-agentes-literarios/
Cintia
22 de outubro de 2018 @ 11:48
Oi eu queria faser um livro sobre a minha istoria mas não sei nem como começar alguém pode me ajudar.obrigada
Laura Bacellar
22 de outubro de 2018 @ 19:16
olá Cintia,
dou algumas dicas aqui, veja se ajudam:
https://www.escrevaseulivro.com.br/como-comecar-a-escrever/
Sebastião Gilberto de Camargo
26 de outubro de 2018 @ 10:56
Bom dia. De repente me redescobri amante de leituras. Digo mais: tenho arriscado escrever pequenas histórias. Quem lê tece elogios e tem pedido por mais. Estou até criando um blog, pretendendo entrar para o mundo digital. Com certeza estou interessado muito nas suas dicas e vou segui-las. Obrigado
Laura Bacellar
30 de outubro de 2018 @ 17:18
sucesso, Sebastião! Acompanhe de perto a reação dos leitores, observe o que causa mais engajamento.
Maria Cavalheiro
5 de novembro de 2018 @ 14:42
Obrigada Laura Bacellar ! Pela sua ajuda e dicas . Moro em Campinas são Paulo mas sou gaúcha nascida no Rio Grande do Sul sou muito sonhadora romântica vejo poesia em tudo , desde 1984 escrevo mas nunca criei um livro , sou dona de casa e tenho que me organizar , todas as pessoas q lêem meus escritos me dão muitos elogios. Eu escrevo poesias , escrevo acontecimentos reais e tirinhas mas oque está faltando é me organizar . Outro dia levei um toque da minha linda filha que me disse: mãe eu não quero mais falar para as minhas colegas que a minha mãe é apenas uma dona de casa , logo eu quero dizer quando alguém me perguntar o que você faz ? Eu quero dizer a minha mãe é escritora , poetisa ! Então eu preciso dar essa alegria para minha filha .
Laura Bacellar
14 de novembro de 2018 @ 11:40
oi Maria, mas que razão ótima para escrever! Vá lá, atenda a sua filha!
Deuzania
29 de janeiro de 2019 @ 15:58
Um dos artigos mais claros e objetivos que já li! Um grande ponta pé para quem estava procurando um meio de iniciar, mas não tinha a base de nada. Sonho desde os meus 13 anos em ser escritora, criar algo… dar vida a algo. Hoje aos 24 ,depois de ter tentado inúmeras outras coisas, não consigo me “livrar” desse desejo e necessidade de escrever . Sinto que esse é o momento.
GRAZIELA DE MOURA MATOZO
3 de maio de 2021 @ 22:54
Eu estou escrevendo e gostaria pública um livro sobre meus sonhos. Escrever em um período, tipo fascículos.
Nome tipo “enigmas dos meus sonhos”
Até ao de a realidade interfere no meu incociente a ponto de sonhar.
Karina
5 de agosto de 2019 @ 20:57
Excelente! Tenho muita vontade de escrever um livro…E escreverei! Estava pesquisando sobre como escrever um livro e por felicidade encontrei este artigo! Muito obrigada !!!
Valdirene
9 de fevereiro de 2020 @ 09:02
OlA!Laura Bacellar! tenho Fibromiagia deficiência visual monocula não me dam oportunidade de trabalho,sou mãe de quatro filho tenho três irmão cadeirantes e uma mãe que desde os 11 anos foi obrigada a trabalhar hoje com 56 anos com a saúde frágilizada, muitas vezes mal consegue falar, ainda sim, é uma guerreira pois ainda na pouca força, continua trabalhando. Quero prestar essa homenagem a essa guerreira e deixar seu exemplo de superação registado na história. obrigada
Valdirene
9 de fevereiro de 2020 @ 09:12
Moro em Santo André, sempre tive vontade de escrever, mas creio que me faltava confiança e algo relevante acredito que trabalhando bem com as palavras vai dar tudo certo. Obrigada Laura Deus Abençoe sua vida!
Sophia Arrudavargas
2 de setembro de 2020 @ 19:57
Apesar de ter 12 anos eu adoro escrever,escrevo muitas coisas e sempre me interessei pelo assunto. Gostei muito das dicas
Whebert Wayne
18 de maio de 2021 @ 21:50
Obrigado pelas dicas…fico lisonjeado quando alguém coloca tantas dicas, pra nós autores ainda anônimos que sonham em alçar vôos ainda mais distantes. A parte mais difícil perante o sonho de uma obra não é escreve-la, mas obter a oportunidade de expor está arte que surge dentro de nossos corações e sentimentos
Dionisio Barradas
26 de julho de 2022 @ 21:46
É preciso acertar na editora!!!!!
Maryna Santos
28 de outubro de 2022 @ 20:27
Boa noite, nos últimos tempos venho com forte desejo de escrever sobre minha trajetória como mãe solo, seus desafios e alegrias, o que esta experiência mudou minha vida, acredito que irá contribuir muito na vida de muita gente. Suas orientações me inspiraram. Vou tirar meu sonho da cabeça, mão na massa. Ainda com dúvida no título “Desafios da maternidade solo” o que você do título?
Laura Bacellar
1 de novembro de 2022 @ 10:46
E um título correto, mas se for seu estilo talvez vc possa procurar uma frase que represente este conteúdo? Mãe cansada? Todo dia é dia? Algo assim.