Como obter um domínio
Próximo passo: obter um domínio. Mas o que é isso?
Para que seu site possa ser acessado na Internet, você precisa de um domínio. O domínio é, na verdade, o direito de usar um determinado endereço, ou URL, pelo qual seu site será encontrado.
Você pode ter um domínio próprio e pagar por isso, ou pode utilizar um domínio “emprestado” de um serviço de hospedagem gratuita, por exemplo.
Usando um domínio próprio
Para criar um domínio, você deve imaginar um nome para seu site, verificar se ele não pertence a ninguém e então pagar uma taxa ao órgão regulador. Por exemplo, para ter o direito de usar o endereço www.sguerra.com.br para dar acesso ao meu site, eu tive de registrar esse domínio junto ao órgão competente.
Um domínio é composto, normalmente, por pelo menos três ou quatro partes, separadas entre si por um ponto. A primeira parte, presente na maioria dos domínios, é www – isso significa que se trata de um site disponível na área multimídia da Internet, que é a World Wide Web, ou simplesmente web. A segunda parte é um nome escolhido pelo proprietário do site, no exemplo acima é sguerra. A terceira parte indica o propósito do site. No meu exemplo, o com indica que se trata de um site com finalidade comercial. Por fim, o br indicando o país onde aquele domínio foi registrado, no nosso caso, o Brasil. Essa divisão de um domínio em partes é a forma básica, presente na grande maioria deles, mas há algumas variações possíveis.
Cada país tem seu código, facilitando assim sua localização geográfica. Sites que terminam em .com, são genéricos. Eles podem representar qualquer país, mas em geral são americanos. Para citar alguns exemplos de códigos de países, sites terminados em: .ar são argentinos, .uk são do Reino Unido, .mx são mexicanos e assim por diante. Mesmo sendo residente no Brasil, você também pode registrar um domínio .com, independente do .br, mas falarei sobre isso logo adiante.
Registrando domínios no Brasil
Para registrar um domínio próprio no Brasil, como www.suaempresa.com.br, você deve acessar o site do Registro.br. Logo na homepage (página inicial do site), você encontra um campo para pesquisar se o domínio que você deseja está disponível. Se estiver, vai aparecer a mensagem Domínio seunome.com.br disponível para registro. Para registrá-lo, clique aqui. Seguindo as instruções que aparecem na tela, você vai se cadastrar como usuário do Registro.br, recebendo uma identificação (a chamada ID) e uma senha. De posse dessas informações, você se identifica no sistema e começa o processo de registro propriamente dito.
Ficou institucionalizado o uso dos domínios .com na Internet. Hoje eles representam mais de 90% de todos os registros feitos. Mesmo tendo várias opções atualmente, nenhuma delas chega a ser expressiva. Os domínios .com foram os primeiros a serem criados, portanto deve-se a esse fato a sua grande popularidade. Chegamos até a estranhar quando alguém usa um domínio diferente do já consagrado .com.
Depois de ler o contrato existente no Registro.br, você deve clicar em “concordo” para demonstrar que aceita os termos nele constantes. Prosseguindo com o registro, você vai preencher um cadastro e, dependendo do caso, deverá enviar por correio uma cópia de documentos solicitados.
Você deverá, então, pagar a taxa de registro. O custo para a criação de um domínio é relativamente baixo, quarenta reais por ano, a ser pago no ato do cadastramento. Eles enviam para seu e-mail um link para a impressão de um boleto bancário. A cada ano, você volta a ser avisado do pagamento que, caso não seja feito, acarreta o congelamento do domínio, impossibilitando as pessoas de visitarem seu site. E se, mesmo assim, não for pago, você perde o direito de usar aquele domínio, que se torna disponível para que outros possam registrá-lo e usá-lo novamente.
Registrando domínios internacionais
Criação de domínios internacionais é fácil, desde que você saiba um pouco de inglês, tenha cartão de crédito com validade internacional e esteja com vontade de assumir dívidas em dólares e ficar ao sabor das flutuações do mercado cambial. Eu já tive domínios registrados internacionalmente e não tirei vantagens que justificassem a despesa. Desisti e não renovei minha assinatura. Mas, em todo caso, se você quiser criar um domínio internacional, vá em Name.com ou Godaddy.com.
Assim que você concluir o processo de registro de um domínio, você deve procurar um servidor, que hospede seu site.Veja no próximo artigo sobre isso.