Como criar um layout atraente
Já que você está lendo esse tópico, é porque realmente acha que tem condições de fazer um site que não agrida os olhos do visitante, ou pelo menos, quer saber como avaliar corretamente o trabalho do profissional que deseja contratar. Tente filtrar o que há de útil nas informações e aproveite-as, se for o caso. Seguem algumas regras básicas para que seu site tenha um visual agradável:
- Visite os concorrentes. Primeiro passo a ser dado. Saiba o que já fizeram com temas iguais ao seu. Não copie layouts, isso é feio. Observe a disposição dos elementos, recursos utilizados, utilidade geral das informações e sua estrutura;
- Crie um site limpo. Às vezes a genialidade está no simples. Poucos elementos, poucas cores e pouco texto são infalíveis;
- Deixe o menu de forma que fique claro. As pessoas devem encontrar a informação com o rápido correr dos olhos. A leitura humana ocidental segue sempre do canto superior esquerdo para o canto inferior direito. Portanto, a informação mais importante deve estar lá em cima, na esquerda. É por isso que a maioria dos sites têm a forma clássica do menu à esquerda, logo abaixo do logotipo, que é o primeiro elemento a ser visualizado. O resto da informação fica do meio da tela para a direita e as informações menos relevantes ficam em geral, na direita e embaixo;
- Contraste é importantíssimo. Se você desconhece a teoria das cores, você terá problemas gravíssimos. Vá em uma loja de artes e compre um disco de cores e um livro sobre como utilizá-las. Para teste, experimente colocar um texto laranja em um fundo cinza claro. Sinta o desconforto visual… ele grita aos seus olhos. Estou cansado de ver textos laranjas em fundo cinza. Se você usa textos claros, utilize fundo escuro e vice-versa. Óbvio, não? Navegue pela Internet então e verá que nada disso que estou dizendo é devidamente aplicado… Felizmente existem sites que podem auxiliar as pessoas na escolha das cores para seu site. Recomento o Color Contrast Analizer;
- As cores falam. Estude embalagens, este é um dos segmentos mais desenvolvidos da propaganda. Por exemplo, entenda o porquê das embalagens de produtos de higiene e limpeza serem em geral nas cores azul, branco e vermelho (azul e branco dão sensação de limpeza e o vermelho dá contraste total). Isso não é por acaso. Entenda porque as lanchonetes de sucesso têm predominantemente a cor laranja (saiba que o laranja estimula o apetite). Fundo preto é mistério, mas pode ser sinistro, pode ser elegante… depende do que você coloca nesse fundo. Recomento o Adobe Kuler para que você possa veja sugestões sobre a linguagem das cores;
- Utilize fontes simples e agradáveis. Salada de fontes mata qualquer layout, portanto utilize no máximo três fontes no seu projeto inteiro. Obedeça hierarquias entre títulos e subtítulos, nunca sublinhe, a não ser que seja um link. Se você faz um site moderno, utilize fontes sem serifa (arial, verdana), se for um site clássico, utilize fontes serifadas (times new roman, georgia). Assim como as cores, as fontes falam por si só. Desenvolva sua percepção para ouvi-las.