Autor brasileiro de não-ficção
Fábio Vinícius Primak, leitor do site Escreva seu Livro, entrou em contato entusiasmado, dizendo que havia conseguido publicar dois livros de não-ficção sem pagar nada.
Seu relato é interessante porque mostra como o meio editorial aceita iniciantes que entendam de seu assunto (não de livros), e como uma venda relativamente modesta para outros meios de comunicação, dois mil exemplares, já abre caminho para nova publicação.
Se você domina uma área de conhecimento ou atuação e tem algo a dizer a eventuais leitores, espero que se inspire na trajetória do Fábio.
Meu nome é Fábio Vinícius Primak e sou graduado em Processamento de Dados pela UDESC-SC. Tenho a tecnologia impressa em minha vida desde os meus treze anos, praticamente vi nascer a tecnologia nas empresas de nosso país e tenho muito orgulho disso.
Atualmente, além de praticar a minha profissão tecnológica, sou contador, professor universitário e escritor. Tive a honra e a grata oportunidade de, num país que investe pouco em literatura, fazer o lançamento de dois livros.
O processo todo começou com aquela velha máxima: uma idéia na cabeça e um período sem sono. Estávamos em 2008. Eu tinha o conhecimento adquirido pelo meu tempo de trabalho, o material previamente pronto, mas não tinha uma editora nem condições financeiras de bancar um projeto grandioso como um lançamento literário.
Pensando bem, não tinha o título nem a capa para o material. Como tenho uma grande quantidade de amigos virtuais, comentei com o Filipe Iório da empresa Webla que foi de uma felicidade tremenda com a sugestão que deu:
– Decisões com B.I. é um título legal – disse Filipe.
Fiz então uma pesquisa pela internet a procura de uma editora que aceitasse o desafio de lançar um livro de um profissional escondido no interior do Paraná. Depois de inúmeras respostas negativas, o senhor Paulo André da Editora Ciência Moderna acenou com a oportunidade que eu buscava. Pediu que eu enviasse os originais e aguardasse sua resposta.
Assim o fiz sem muito entusiasmo. “Ser der, deu”, pensava comigo.Continuei minhas atividades profissionais até um dia recebi o e-mail do senhor Paulo enviando a minuta de contrato e informando que estaria disposto a investir no meu trabalho. Como eu era totalmente novo nesta área, não sabia o que teria de custos, quanto ganharia financeiramente, etc.
Relatei esta falta da capa à editora com uma certa vergonha. Porém, depois de alguns dias, recebi layouts de capas para escolher. Preferi aquela que mais chamou a minha atenção e que hoje, por onde quer eu vá, é comentada.
Depois de tudo acertado, explicado e assinado, esperei por longos noventa dias para receber a minha quota de dez livros que eu poderia distribuir e fazer minha propaganda. Confesso que fiquei emocionado em ver que todo o meu trabalho e experiência estavam ali no formato de um livro.
Era o momento de investir em propaganda, sem gastar. Algumas noites mal dormidas quando tive a idéia da construção de um site sobre a obra com todas as informações a respeito do livro. Com a obra em mãos e o site pronto, pensei que eu tinha que realizar o lançamento oficial. Mas como?
“Vou ver com meus amigos professores das faculdades aqui de minha região”, pensei. Enviando mais alguns e-mails, tive a honra e a grata felicidade em receber o aceite da Faculdade Campo Real aqui em Guarapuava através do meu grande amigo doutor Luiz Vergílio Dalla Rosa e também da Faculdade do Centro do Paraná – UCP, na cidade de Pitanga, através do meu também grande amigo professor Glenn Willian Barbosa.
Posso dizer que esta primeira obra está sendo bem recebida. Tenho o privilégio e o orgulho de contar com amigos espalhados pelo Brasil afora e em alguns países da nossa língua portuguesa. Ao total, até o momento, já foram comercializados pouco mais de dois mil títulos.
Em 2009, quando eu concluía o Curso Técnico em Contabilidade onde deveria fazer a entrega do trabalho de conclusão de curso, resolvi unir o útil ao agradável. “Que tal se eu lançar um livro sobre o assunto?” pensei mais uma vez.
Foi então que entrei em contato com o meu grande amigo, mentor e coordenador, professor Paulo Sérgio Buhrer, que aprovou a idéia e incentivou o meu trabalho.
Segui a mesma “receita de bolo”.Título? Até certo ponto foi fácil. Como eu estava concluindo o curso de Técnico em Contabilidade e iria falar sobre o impacto da informática naquela ciência, uni as duas palavras: Contabilidade + Informática = INFORTABILIDADE
Assim nasceu o INFORTABILIDADE – A Contabilidade na Era da Informática.
Com isso pronto, novamente fui atrás da Editora Ciência Moderna, que um dia após o recebimento do meu material original aprovou a confecção literária. Como eu já tinha o conhecimento dos trâmites e quase sem dúvidas, tudo foi bem mais rápido.
Ao findar noventa dias, lá estava o meu segundo filho.
Lançamento para a obra? Aí complicou. Na época, estávamos todos apavorados com a terrível gripe A, que impossibilitou o aglomeramento de pessoas em espaços fechados. Resolvi não fazer um lançamento oficial.
O INFORTABILIDADE vendeu pouco mais de mil exemplares até o momento.
Agora, após dois anos, posso dizer que a minha maior alegria no lançamento dos dois livros foi ver que brotou em meu filho mais velho, Rafael, o gosto pela leitura e escrita.
A minha “dica” aos que estão pensando no seu primeiro livro é que não desistam no primeiro não e que persistam no sonho. No mínimo, você dará um bom exemplo!
Para quem desejar mais informações, conversar, tirar alguma dúvida, etc. as minhas formas de contato são estas:
E-mail: [email protected]
Acho que é isso.Fábio Vinícius Primak