Anúncios na mídia impressa
A mídia tradicional também deve ser usada como apoio. Anúncios em jornais e revistas podem ajudar a trazer visitantes.
Busque sempre as revistas segmentadas, de acordo com seu público, pois é lá que seu leitor está. Um anúncio de um quarto de página é mais do que suficiente para chamar a atenção, desde que seja constantemente publicado.
Lembre-se que você deve atingir seu público-alvo, não seu concorrente. Portanto, busque uma publicação que os seus possíveis clientes leiam freqüentemente e em que confiem. Assim você se utiliza da credibilidade dela para construir a sua.
Publique regularmente o mesmo anúncio. Se a revista for semanal, publique semanalmente sua propaganda. Pesquisas revelam que um anúncio só começa a ser notado após repetições constantes.
Se você tiver um problema de verba para pagá-los, opte por planos mais econômicos, como anúncios menores, por exemplo. Uma revista tem diversas opções de formatos, preços e locais (na contracapa ou nas páginas, por exemplo) e estes tornam o custo muito variável.
Grandes jornais também são muito caros, mas uma alternativa barata é publicar anúncios em jornais de menor porte e jornais do seu bairro ou região. Todo jornal de bairro tem uma tiragem mais modesta, mas atinge em geral boa parte da sua comunidade. Avalie se essa mídia é interessante para seu livro.
Caso você tenha verba para optar por jornais de maior porte, lembre-se de buscar os cadernos de assunto similar ao seu produto. Não adianta anunciar um site de perfume de rosas no caderno de esportes só porque está em promoção e é mais barato que o suplemento feminino.
Outra boa opção é anunciar em classificados de grandes revistas também. Esses são grandes canais e têm custos realmente mais baixos do que anúncios clássicos. Em geral são cobrados por linha digitada e, se bem escritas, trazem bom retorno.
Por causa da grande quantidade de anúncios amontoados por centímetro quadrado, aconselho a pagar por uns planos especiais, onde você pode utilizar ferramentas pré-definidas pela revista ou jornal e que destacam um pouco mais seu anúncio.
Lembre-se de sempre colocar o endereço do site maior que o resto do texto. Afinal, é lá que queremos que as pessoas prestem atenção, não? Seja conciso e convidativo no texto e deixe para dar os detalhes dentro do site, quando as pessoas se dispuserem a entrar nele.
Para encontrar o melhor custo/benefício faça o seguinte:
- Vá até a banca mais próxima. Procure pelas revistas que tenham assuntos similares ao seu, compre as que mais agradam você e lhe passam confiança;
- Observe o expediente de cada uma. O expediente fica em geral na mesma página do índice e lá você encontra todas as informações sobre quem faz a revista. Desde o corpo editorial até a gráfica que a imprimiu.
- Preste atenção na tiragem. Em geral, as revistas vendidas em banca são impressas com aproximadamente o dobro dos exemplares que potencialmente serão vendidos. Isso facilita a distribuição pelo Brasil e evita surpresas, portanto se a tiragem é de 25.000 exemplares, serão efetivamente vendidos uns 14.000 exemplares.
- Procure pelo pessoal de marketing. É com eles que você deve falar e perguntar sobre os planos de anúncios, caso queira publicar um pago. Não confunda com classificados, para isso você tem telefones próprios dentro da própria página destinada a eles.
Para mensurar o retorno que os anúncios em mídia impressa podem dar ao seu investimento, uma boa idéia é oferecer alguma vantagem para quem se cadastrar no site usando, por exemplo, um determinado código constante no anúncio da revista ou jornal.
Você pode oferecer um desconto, ou um brinde, ou algo que faça com que o leitor da revista se dê ao trabalho de ligar o computador, entrar no seu site e preencher a informação solicitada.
Ao mesmo tempo em que você torna a propaganda mais atraente, também consegue obter dados relativamente precisos do retorno objetivo (leitores que viraram visitantes do site em determinado período de tempo) do investimento feito naquele anúncio.
Com isso, você pode avaliar melhor se a relação custo-benefício, nesse caso, está favorável ao seu projeto.