Dia do leitor: 07 de janeiro
Dia do leitor é comemorado todo dia 7 de janeiro
Hoje é dia do leitor: 07 de janeiro de 2016. Você está pensando nele quando vai escrever um livro? Se não, você tem um problema bem grave.
Sempre escreva um livro pensando no seu leitor ideal, no seu público. Se for para escrever sem pensar em quem vai ler seu livro, ninguém o lerá. Se não for para ele, evite frustrações: escreva um diário! Seu ego não pode ser o foco da sua obra. Escrever um livro é um ato de doação para outras pessoas. Doação do seu conhecimento, do seu tempo e sua dedicação.
Escreva seu livro pensando no seu leitor, sempre. E defina bem quem é seu leitor ideal: suas necessidades, seus hábitos, sua idade, etc. Quanto mais específico for seu leitor ideal, maior sua chance de escrever e se comunicar com ele.
Imagine um livro de ficção para adolescentes: ao escrevê-lo, você deve estar em sintonia com os adolescentes de hoje: seu linguajar, sua dinâmica, sua narrativa em alta velocidade.
Se você escreve um livro para pessoas maduras e leitores vorazes, seu texto deve se adaptar a esse público. Um texto mais denso será mais propício, por exemplo. Em geral, esse público vai se sentir estimulado por tramas mais complexas, mais intrincadas e fortes, que os estimule intelectualmente.
Em todos os casos, se não há um leitor ideal muito claro na sua cabeça, seu texto vai refletir isso e automaticamente: não engajará seus leitores, pois ninguém se identificará com a proposta.
Entenda seu leitor
Para você entender seu leitor, faça uma boa pesquisa no Google baseada no assunto do seu texto: entre em fóruns, comunidades, grupos do Facebook. Não em grupo de leitores especificamente e sim, em grupos relacionados ao assunto do seu livro. Certamente você vai encontrar muitas pessoas lá com o perfil do seu leitor ideal.
Preste atenção no linguajar, na idade, nas gírias… enfim, trace um perfil bastante detalhado.
Mergulhe na cabeça do seu leitor. Traduza o que ele pensa: suas dores, suas necessidades. Seu texto responde a estas angústias? Seu livro é um caminho para a resolução de um problema específico?
O dia do leitor é um momento muito especial para você olhar para este que é o combustível para o seu crescimento como escritor. Sem ele não há sentido algum no que você faz. Sem leitor não há escritor.
Portanto, dedique-se a ele, antes até de escrever seu primeiro parágrafo. Assim, suas chances aumentarão muito e sua jornada será bem mais tranquila, com um objetivo muito bem definido. Basta agora traçá-lo com clareza por meio da sua trama.
Rosely
7 de janeiro de 2016 @ 18:57
Gostei de suas dicas sobre leitores, não havia pensado desta forma. Mais uma que aprendi e usarei. Continue mandando as dicas são muito importantes para quem está iniciando neste mundo. Obrigada
Rosely
aline naomi
8 de janeiro de 2016 @ 11:59
Olá, Sidney!
Gostei muito da cara do novo site, ficou muito bonito! 🙂
Também gostei das dicas! Só uma observação: não consegui ficar olhando o tempo todo para o vídeo, pois como a câmera se movia (você gosta de se balançar na cadeira, certo? haha), me dava um pouco de tontura, mas prestei atenção no que você falava. 😉
Sidney Guerra
27 de janeiro de 2016 @ 09:26
Olá Aline! Tentarei me conter das próximas vezes! Obrigado pelo toque! 😀
Luciana
8 de janeiro de 2016 @ 23:25
Gostei muito do vídeo. Obrigada por transmitir essas dicas e informações importantes para quem quer se sagrar um escritor. Já escrevi meu livro e sei o público que pretendo alcançar. Espero conseguir publicá-lo.
Um abraço.
Luciana
Sidney Guerra
27 de janeiro de 2016 @ 09:27
Boa sorte, Luciana!
Ana Paula
9 de janeiro de 2016 @ 13:12
Olá mestres…Que maravilha ficou o site novo de vocês? Parabéns, ficou muito bonito.
Sidney, você arrasou na dica como sempre, gostei… Parabéns para todos nos que somos leitores também… Que venha 2016!!
Sidney Guerra
27 de janeiro de 2016 @ 09:29
Obrigado, Ana Paula,
2016 será o ano do sucesso para todos nós!
Ida Mara
9 de janeiro de 2016 @ 16:03
Olá Sidney, Grata pelas dicas acerca do público, da pesquisa nos fóruns e comunidades. Seu site traz informações bem pontuais para quem se interessa em escrever seu próprio livro.
Sidney Guerra
27 de janeiro de 2016 @ 09:30
Obrigado, Ida!
maria lúcia santos
14 de janeiro de 2016 @ 17:13
penso em escrever um livro mas nem sei por onde começar adorei sua dica…obrigada!
Sidney Guerra
27 de janeiro de 2016 @ 09:30
Maria Lúcia, sai escrevendo.
Sem fórmulas mágicas.
Apenas foque nos seus objetivos!
abraço