livraria_2

Desde que eu lancei o livro e o site Escreva seu livro, lá em 2001, venho recebendo uma tonelada de mensagens de autores iniciantes e profissionais, que passam por bons ou maus bocados com editoras, que procuram publicar suas obras ou estão tentando divulgá-las.
De todos os escritores que conseguiram ser publicados ou que arriscaram imprimir sua própria obra, vem o mesmo coro: As livrarias não abrem espaço para nós! Como é difícil vender livros! Os jornais nos ignoram! Ninguém fala do meu livro!
E tudo isso é verdade.
Se encontrar uma editora para publicar um autor brasileiro desconhecido é difícil (mas não impossível, já fui convidada para dezenas de lançamentos de autores iniciantes), fazer com que esse livro venda e o autor se torne conhecido são tarefas de Hércules.
Livrarias, mídia, eventos, nada parece colaborar.

Apesar de concordar em que essas dificuldades existem, não noto nos autores nenhuma atitude para tentar resolvê-las, exceto eventualmente gastar rios de dinheiro com esquemas de comercialização do livro mirabolantes (que vou comentar em outro artigo) e depois reclamar que só deram prejuízo.
Sinto que reina entre todos – escritores, prestadores de serviço, livreiros, editores – uma mentalidade de curto prazo que assassina as chances de livros novos, diferentes, de autores desconhecidos fazerem sucesso. Todo mundo parece cair no caminho já traçado e resolvido como bom quando se trata de leituras.
Não vou comentar aqui o problema que essa atitude gera para o mercado de livros quando vem de livreiros e editores, porque seria uma discussão longa e técnica e sobre a qual você não poderia fazer nada se não é um profissional da área.
Mas gostaria de pedir a escritores e candidatos a autores que considerem o poder que têm como leitores e o utilizem em benefício de um mercado mais democrático.
Convido a uma mudança generalizada de atitude para que você e todos os autores brasileiros ainda desconhecidos por aí tenham a chance de um lugar ao sol.


Movimento em prol dos escritores brasileiros desconhecidos

  • Leia escritores brasileiros desconhecidos

 Os escritores que conheço querem ser lidos, mas quando pergunto o que leem, costumam sair-se com Kafka, Dostoiévski, Clarice Lispector, Guimarães Rosa. Ou Drummond, Manuel Bandeira, Ezra Pound. Ou outro lote de escritores e poetas igualmente famosos e aclamados.
Aí eu pergunto: e os brasileiros desconhecidos? E os que estão se arriscando agora, que espelham o mundo em que vivemos? E os que querem criar uma nova cultura, abrir novas sendas aqui onde estamos? Esses você não lê?
E como você quer ser lido se não lê?
Abandone os clássicos por um tempo, adote uma postura de risco cultural e leia quem você nunca ouviu ser mencionado. Escolha um/a escritor/a pelo assunto da obra, pela capa, pelo som do sobrenome e embarque numa aventura de exploração. Deixe para lá esse esnobismo chato de só mencionar autores de sucesso e pontue suas conversas com  desconhecidos peculiares, esquisitos, diferentes.
Se você fizer isso sempre, aumentará muito as chances de que façam o mesmo com suas obras. 

  • Comente escritores brasileiros desconhecidos

Recebo montes de pedidos de gente implorando, exigindo, pedinchando que eu leia suas obras e diga o que acho. Mas por que pedir a mim, que posso nem ser o público-alvo da obra? Por que esses escritores não obtêm retorno dos leitores dos tantos sites de literatura onde postam tantos milhares de textos? Ou onde colocam suas obras a venda?
Porque a maioria dos escritores não se dá ao trabalho de ler os colegas com atenção.
Já pensou como seria bom uma comunidade de escritores em que todos dessem pareceres sobre as obras dos colegas? Em que opiniões pensadas, refletidas, indicativas de uma leitura atenta se acumulassem nos comentários sobre as postagens? Quem precisaria contratar pareceristas com um apoio desses?
Faça a sua parte. Comente as postagens que achar mais promissoras. Diga o que acha de forma honesta, cuidadosa, não um reles “gostei!!!”. Mande emails ou cartas para os autores dos livros que ler, faça uma crítica no seu blog. Ajude os escritores iniciantes e você estará fazendo a sua parte para criar uma cultura de leitura que vai alguma hora chegar de volta a você. 

  • Compre livros de escritores brasileiros desconhecidos nas livrarias

Essa sugestão parece óbvia, mas de novo o mais comum é que mesmo autores iniciantes, que sabem como é difícil expor uma obra de uma editora pequena numa livraria, comprem só o que está exibido nas vitrines ou empilhado nas mesas na entrada. Você tem ideia de quanto as grandes livrarias cobram por esta exposição privilegiada? Ali só ficam as obras de giro rápido, de apelo óbvio. Já dei muita consultoria para autores que querem ser publicados, mas só compram obras bestsellers da lista de mais vendidos do New York Times, achando que assim estão entrando em contato com o mercado.
Hahaha, estão entrando em contato com o mercado de fabricação de bestsellers americanos. O que isso tem a ver com escritores brasileiros iniciantes?
Faça a seus colegas autores e a você mesmo/a um favor e vá fuçar naquelas estantes lá no fundo da loja. Procure títulos interessantes que estão de pé nas estantes, só de lombada para você. Compre o que não é badalado, não é famoso, mas tem algo de intrigante.
Assim você contribui para quebrar essa cultura massificante de as livrarias e editoras acharem que só vale a pena investir nos autores já conhecidos e bons vendedores, nas obras que já vem com milhares de exemplares vendidos lá fora. Você percebe que, se entrar no jogo do fácil como leitor, vai ter poucas chances como escritor? 

  • Procure livros de escritores brasileiros desconhecidos na internet

As livrarias estão se tornando lugares cada vez mais difíceis para se colocar livros, com exigências caras e trabalhosas às editoras. São o funil da comercialização dos livros, aproveitando sua posição privilegiada para recusar as obras que acham de giro lento ou autores pouco representativos.
Se você quer furar esse cerco que cada vez mais alimenta os conhecidos e exclui os desconhecidos, faça a sua parte e pesquise livros pela internet. Arrisque comprar uma obra que só é vendida pelo correio, que só tem espaço de exposição em algum site pouco visitado. Pode acontecer de você perder vinte ou trinta reais, de a obra ser um completo lixo, mas também pode acontecer de você adquirir uma raridade, de topar com um pensamento fora dos trilhos e inovador como não imaginava.
Vá contra a corrente que trabalha para tirar o seu espaço como escritor desconhecido e favoreça os outros escritores desconhecidos que estão por aí se aventurando a publicar em editoras pequenas ou por conta própria.
Depois volte lá no site onde comprou o livro e coloque seu comentário sobre a obra, seja positivo ou negativo. Ajude a guiar outros leitores para perto (ou para longe) daquela obra. 

  • Recomende livros de escritores brasileiros desconhecidos

Vejo os espaços de comentários nos sites das livrarias, nos blogs, abaixo dos textos literários postados quase sempre vazios ou com frases curtas e inúteis. Quando alguém me fala de um livro, em geral diz só “adorei” ou então “péssimo, nem consegui acabar de ler”.
Caramba, você não quer que recomendem a sua obra? Os jornais e as revistas quase nunca comentam obras de escritores iniciantes, a chance de você ser resenhado na mídia formal é bem pequena. Então faça a sua parte e recomende pessoalmente as obras dos outros.
Seja honesta/o, nada de elogios rasgados se você não gostou. Mas fale do que gostou em detalhes, recomende obras aos amigos citando direitinho o título, o autor, onde comprar, qual a razão para alguém ler aquela obra, para que público você acha que ela seria legal.
O boca-a-boca (ou email a email) ainda é uma das forças mais poderosas para levar um livro ao sucesso. De repente, você estará fazendo a sua parte para criar um bestseller nas condições mais improváveis, fora do circuitão, e assim abrir os olhos dos editores e livreiros para os bons brasileiros ainda não famosos (como você). 

  • Dê de presente livros de escritores brasileiros desconhecidos

Você pode copiar essas sugestões e enviá-las aos amigos por email para ajudar a mudar a cultura preguiçosa e acomodada de as pessoas de só lerem e comprarem o que todo mundo lê e compra. Mas você pode também dar de presente livros que considera bacanas, de autores que seus amigos nunca ouviram falar.
Esse é um jeito simpático de não só impulsionar as vendas dos escritores desconhecidos que você descobriu e achou legais, como fazer com que os amigos prestem um pouco mais de atenção ao que existe de variado e brasileiro na nossa produção literária.
Se você achar essas ideias boas, pratique-as.
Que tal assim criarmos juntos uma cultura mais atenta aos escritores brasileiros desconhecidos?

 

Rastrear(0)
Comentários (34)Add Comment
0
parabéns
escrito por Tadeu goulart, abril 19, 2009
Primeiramente, meus parabéns pela mudança no site, Laura! Veio em boa hora.
Acompanhava o formato antigo faz alguns anos já, o que me levou a comprar seu livro e não me arrependi. O formato obejetivo e realista em que você expõe sua experiência é fantástica.
Sou um grande fã e um dia chego lá e publico o meu também smilies/cool.gif

Abraços, Tadeu.
0
Adorei as dicas
escrito por Jéssica Cabrera, abril 21, 2009
Gostei muito das dicas aqui postadas, apesar de que algumas delas já eram seguidas por mim sem perceber.
Tenho apenas 14 anos. Sonho ainda, algum dia, publicar meu livro, que já estou quase terminando. Quem sabe um dia...

Obrigada,
Beijos, Jéssica.
0
Parabens
escrito por Juscelino maruqus, abril 21, 2009
Parabens pelo texto sobre dicas de como publicar um livro. Gostei mostrou clareza e novos desafios.
Bem eu espero que voce leia também meus livros a prtir de novembro. Se tudo der certo será lançado o primeiro romance no mes de novembro. Será um bom presente de Natal. Abraços.
0
às vezes é preciso revelar o óbvio
escrito por T. L. Kelmer, abril 23, 2009
Um puxão de orelhas foi o que senti diante deste texto. Isto é o que mais ocorre, não só na leitura, mas principalmente na crítica. Na academia então a literatura brasileira acabou nos modernistas. Parece que tudo que veio depois de 22 não merece o exame douto. Juro que não abandonarei Coetzee, Hartoum, Chico, mas assumo o puxão de orelhas.Chafurdarei contumazmente doravante. smilies/wink.gif
0
E.B.D. me agurdem!!!
escrito por Simone, abril 23, 2009
Notável como você expôs a maquina editorial.
Penso que provavelmente o fato de o livro ainda ser um objeto de luxo para uma grande parte da nossa população...Não sei...
Confesso que não havia olhado por esse lado.
Sempre gostei de ler livros que tenham boa trama ou um bom enredo independente da origem.
Você acabou de abrir meus horizontes!
Gostaria de mencionar que já lancei livros independentes( técnicos) e fui bem recebida nas livrarias, mesmo ser conhecida.
Inclusive um deles ficou exposto na vitrine. Este mesmo livro foi primeiro lugar em todas as livrarias onde foi comercializado (interior de São Paulo).
Bom, como em toda profissão precisamos nos aproximar dos profissionais sérios, pessoas que querem ver o produto nacional valorizado. Foi isso que eu encontrei.
Valeu a dica.
E. B. D. (Escritores Brasileiros Desconhecidos) me aguardem!!!
Parabéns e sussesso.
0
interessante
escrito por Franklin, abril 24, 2009
Muito bom. Também devo assumir que faço parte do grupo que lê "best sellers do New York Times", mas também já li livros somente pelo fato de ter intrigado com o título.

Sería iinteressante também, se houvesse uma espécie de "corrente editorial", onde os autores desconhecidos indicassem seus livros na mesma medida que outros autores ainda não conhecidos os lessem, e fizessem o mesmo...
0
Comentando o seu texto
escrito por Abilio Terra Junior, maio 02, 2009
Laura, já te conheço pela internet há bastante tempo e já entrei em contato com você também naquela época. Gostei do seu texto, muito lúcido, coerente, baseado em sua longa experiência. Você toca em um ponto crucial e nos chama a atenção para algo fundamental. De fato, precisamos prestigiar os nossos autores iniciantes, pois só assim conseguiremos o tão esperado retorno: sermos também lidos, termos os nossos livos vendidos. Infelizmente, é grande a dificuldade de se publicar e, principalmente, de se vender livros em nosso país, pois me parece que a distribuição é 'o grande gargalo'. Ouvi, certa vez, em um Encontro Literário, o poeta e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras Ivan Junqueira perguntar à uma mesa de editores, como se explicava o fato absurdo de no Brasil haver mais editoras do que livrarias. Realmente, é difícil de se exlicar. Temos, relativamente, poucos leitores no país, e o baixo poder aquisitivo, a falta do hábito da leitura e a ausência de uma política cultural bem planejada contribuem para essa situação crítica do autor nacional. Fui, certa vez, a um lançamento de um livro do Sérgio Santana e me surprendi: havia meia dúzia de gatos pingados. Pensei com os meus botões: se um escritor conhecido, que já ganhou até o prêmio Jabuti, tem essa 'acolhida', imagine um autor iniciante!
0
Ajudem, indiquem, comentem!
escrito por Daniela, maio 06, 2009
Olá a todos! Também gostei muito de seu texto, Laura, e gostaria de expor aqui as minhas dificuldades. Minha família fundou a 4BM Editora cerca de 1 ano e meio atrás, lançamos 3 produtos e estamos vivenciando tudo isso! É realmente muito difícil vender livros neste país, ainda mais escritos por desconhecidos! E concordo com cada palavra que você disse, é preciso adotarmos (todos nós) o hábito de ler livros de desconhecidos e, como o Franklin disse, seria muito bom se existisse uma corrente de divulgação e incentivo à leitura, para que os desconhecidos se tornem conhecidos e tenham a oportunidade de mostrar seu trabalho!
Não vou divulgar nosso site aqui, mas quem quiser ajudar e conhecer o trabalho de nossa editora pode entrar em contato comigo pelo meu email! Desde já, agradeço!
Abraço a todos,
Daniela
smilies/cheesy.gif
0
Ja escrevi meu livro
escrito por Dione dos santos barboza, maio 16, 2009
como posso fazer para que vcs publiquem meu livro?
ja escrevi mas nao tenho dinheiro para dar seguimento.
esta pronto mas e claro escrevi e encardenei coisa simples
me ajuda aiiii
0
...
escrito por Dione dos santos barboza, maio 16, 2009
como faço para alguem ler e publicar meu livro
0
Ler antes de perguntar ajuda bastante
escrito por L Bacellar, maio 18, 2009
Coloquei umas sessenta páginas de informação gratuita à disposição de quem quiser lê-las aqui nesse site, respondendo exatamente a estas perguntas. Se vc não se dá ao trabalho de ler, como quer ser ajudada?
0
O verdadeiro faça o que eu digo e não faça o que faço....
escrito por willian M. ely, junho 18, 2009
Concordo com o que você disse nesse texto. Muitas vezes nos mostramos interessados acerca de um assunto mas nossas ações acabam nos contradizendo. É como querer "ser lido" sendo que você não lê, ou entender muito sobre ambientalismo e não fazer nada para melhorar essa quetão. Achei, muito bem escrito. Agradeço pelo seu interesse em ajudar os futuros escritores.
Um grande abraço.
0
ler e escrever, um sonho que pode ser realizado.
escrito por maria Aparecida, junho 22, 2009
Sempre me interessei em escrever e publicar um livro, "o meu livro", garanto, estarei realizando um sonho que há alguns anos acalento em minha alma. Sou pedagoga e até anos atrás trabalhava e concomitantemente tinha outros afazeres, meu tempo era tomado por várias obrigações. Sempre senti muito prazer em ler e escrever, confesso que acredito não estar preparada ou com conhecimento suficiente para escrever. Acredito tenho muitos assuntos que me chamam a atenção principalmente na questão sobre direitos do cidadão, esse assunto é algo que me atrai muito porque vejo que culturalmente o cidadão brasileiro acaba sendo alienado por desconhecer o seu poder, somos mais poderosos do que imaginamos ou acreditamos. Gostaria se possível, me informe se existe algum curso rápido e prático que me habilite ter instrumentos para escrever um livro, estava cursando letras, mas o curso é um bom curso mas leva muito tempo, como já possuo uma graduação quero me especializar para me tornar uma autora, porque acredito que preciso sim ter ferramentas suficientes para concretizar minhas aspirações.
Agradeço antecipadamente a atenção e fico aguardando resposta.
Abraços.
0
longa pesquisa
escrito por candido rubim rios, junho 26, 2009
Descobri você, que disse exatamente o que penso, mas confesso que nunca fiz, farei.Acabo de escrever o meu primeiro livro,uma ficção, chamado O PARAÍSO que está sendo editado pela câmara Brasileira no Rio de Janeiro. Pesquisei por um ano, dia após dia, cheguei a ler que ficção não é literatura, é sim, depois disso terminei o livro sem nenhuma intenção de editar ou melhor tentar enviar para as grandes, nunca enviei. Mas agora passarei a comprar livros de escritores iniciantes de preferência os que editam por conta própria(quase todos). Obrigado pela sensatez e abrir os olhos dos autores iniciantes.
0
Fascinado
escrito por Anderson Ibanez, junho 30, 2009
Nunca tinha visto nada igual, parabéns Laura sempre me perguntei sobre o por que de todos quererem o que já é muito querido, é assim como usar sempre a mesma roupa de marca e deixar de lado outras que não são de marca e renome no mercado, adorei como expôs sua idéia de mudarmos ou melhor acresentarmos algo mais a nossa cultura, vivemos hoje numa era tecnológica mas pouco vejo em concursos e pessoas comentando sobre obras do século em que vivemos, a maioria dos testes e livros portugueses são voltados com histórias e poemas de mil novecentos e pouco, esquecendo que vivemos em dois mil e nove e as coisas também poderiam mudar certo? A história mesmo sempre muda os fatos ocorridos nas datas não, porém o mesmo poderia acontecer com a nossa cultura =D
um grande abraço e TOTAL apoio de um "desconhecido" =D
0
SEJA UM ELÉTRICO!
escrito por Álvaro, junho 30, 2009
Olá,
Lendo os comentários, gostaria de acrescentar: a batalha para a publicação pode ser árdua. Mas, gostaria também , de chamar sua atenção para uma alternativa: Estou falando sobre a própria internet como meio de divulgação de sua obra.
Digo isso, pois já com meu livro na mão, optei em colocá-lo à disposição do público através de um blog. Sim, ele vai ser publicado online. Portanto, se você leitor estiver interessado em conhecer os ELÉTRICOS acesse: http://eletricos.ning.com
Lá você conhecerá um pouco do conteúdo desta obra de ficção. Estando no site, registre-se. Assim você será avisado sobre a publicação da primeira parte da história, a qual será disponibilizada para download.
Espero que curtam. SEJA UM ELÉTRICO!
Espero também que esta idéia (dedicada aos SEM EDITORA), venha trazer-lhe bons frutos.

Obrigado.
Álvaro.

0
"sonhamos mas não queremos ser acordados"
escrito por edivaldo limirio, julho 01, 2009
"sonhamos mas não queremos ser acordados" porque o sonho é gostoso!Mas só sonho não alimenta bocas, esperanças, realidade, acontecimentos, acreditemos somos geniais também, somos capazes de até sermos melhores do que imaginamos,basta acreditarmos que sonho vira realidade e realidade alimenta boca, nos da esperanças e faz acontecer. A palavra "união" é primordial e temos o que eles não tinha antigamente "internet". Eu, também escritores principiantes como vocês, já estou no meu setimo livro sendo 5-só poesias, 1-romance,uma biogrfia de outrem, com apenas 2 anos já escrevi isso tudo, não desanimem meus amigos e continuem escrevendo e armazenando e divulgando pela internet, mas resalve de seus direitos, pois somos também uma obra prima por enguanto não descobertos, querendo explodir para o mundo. saudações Edivaldo Limirio "o poeta"
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
0
...
escrito por Patricia, julho 26, 2009
Esse movimento é uma campanha bacana que deve ser amplamente divulgada por nós leitores e pretensos futuros autores, e eu peço a sua permissão para fazer a postagem em meu blog e enviar por emails.
É algo óbvio, mas que não praticamos e, muitas vezes, nem enxergamos: se queremos ser lidos algum dia, que comecemos por fazer isso agora pelos outros. É o antigo enunciado do "dar para receber".
Mas não fazemos isso, é certo. Vamos aos bestsellers ou aos grandes literários da humanidade. Torcemos o nariz para o que é nacional, para o que é nosso mesmo. Fomos por tanto tempo adestrados a nos desvalorizarmos que, por mais que nos elucidemos, por mais que tenhamos informações livres como hoje temos, caímos nesse preconceito enraizado.
Eu escrevo contos e publico em sites literários desde 2004. Antes eu costumava ler muito dos outros autores, mas isso agora é quase nulo. Por que faço isso, não sei ao certo, prefiro creditar isso a falta de tempo para tal e, ao invés de estar lendo os outros, cuido do meu próprio trabalho...
E publicar um livro tem que ser algo além de um mero sonho, tem que ter um objetivo real e concreto e encarar isso, sem hipocrisia: se quiser publicar só pelo prazer de tal, recorra aos sites destinados a isso, pois, através de feedbacks, o autor tem a chance de interagir diretamente com o leitor, acatando as sugestões deles, usando-os como termômetro também.
Publicar um livro tem que ir além do sonho do prazer de tal, tem que ir na intenção de ganhar dinheiro com ele e viver disso. Felizmente, graças à internet, o sonho de publicação pode ser uma realidade real e imediata (quando o caso é só pra satisfazer o ego e dar-lhe esse prazer, claro).
Para quem quiser, vai duas dicas:
www.fictionpress.com e
www.fanfiction.net

Eu amo esses dois sites e já encontrei verdadeiras obras em ambos, que poderiam muito bem estar figurando numa livraria.
Abraços!
0
interessantíssimo
escrito por lucas, outubro 10, 2009
ha muitos escritores brasileiros desconhecidos, e de qualidade xcelente. Infelizmente é uma realidade que me entristece. Mas é possível mudar essa situação., se o governo, principalmente, tivesse uma maior politica sobre a literatura nacional, que sobrevive apenas de livros com 100 anos, e até mais! Vamos esperar para ver como fica essa falta de apoio, mas fazendo nossa parte: Tendo coragem no que fazemos e lendo cada vez mais obras dos escritores de nossa terra!
0
A BUSCA INCANSAVEL SE VC QUER TER SUCESSO
escrito por Remisson Vilar de oliveira, novembro 07, 2009
Pela primeira vez tive o prazer de entrar no seu site,li e reli comentarios dos visitantes ,poderia dizer que a maioria sonha e nao corre atras ,pois assim como muitos de nos escrevemos e nao somos publicados,temos musicos que nao sao tocados temos jogadores que nao jogam em grandes times ,temos atores que nao conseguem atuar,enfim se vc um dia conseguir ser lido sera sua vitoria ,mas nao pedidno pelo amor de DEUS que vc conseguira ,se vc escreveu seu primeiro livro e nao publicaram ,escreva o segundo o terceiro o quarto e pronto ,assim se alguem ler um dia e for publicado vc tera um monte de trabalho pronto e se nunca for publicado,pelo menos vc acreditou que era um bom escritor ,ja valeu a pena.Estou escrevendo o meu primeiro e nem me importo se alguem quiser publicar ou nao,vou correr atras e bancar financeiramente,e se nao vender ,dou de presente pelo menos tenho a certeza de que alguem algum dia lera ,se vc acredita nos seus sonhos realize,invista neles ,nao espere que o mundo te encontre sendo que vc mesmo nao acredita em vc.
Remisson Vilar de Oliveira
0
SÓ ESBOÇO, A CONSTRUÇÃO NÃO TEM BASE...!
escrito por PAULO CESAR VELOSO SOBRINHO, novembro 07, 2009
EU TENHO A CERTEZA QUE SE FOR FEITA UMA BASE PARA QUE OS AUTORES DESCONHECIDOS COLOQUEM DE FATO SEUS LIVROS PARA SEREM APRECIADOS POR TODOS OS AUTORES NUMA LIVRARIA DE CARÁTER TIPO URGENTE, DAQUELAS QUE TODOS NÓS COM UM POUQUINHO DE DINHEIRO ABRISSE ESTA PORTA, O QUE SERIA O MELHOR PARA TODOS NÓS.
TEMOS QUE BUSCAR DE FATO ALGO CONCRETO.
VAMOS NOS REUNIR NUMA CHAMADA PELA MÍDIA A COMPARECER FAZENDO UM MOVIMENTO PARA A COMPRA DE UM ESPAÇO, ONDE OS AUTORES DESCONHECIDOS PUDESSEM EXPOR SUAS OBRAS E SERIA UMA ESPÉCIE ROTATIVA PARA TODOS.
A UNIÃO FAZ A FORÇA, E FINCA RAÍZES ONDE QUER QUE PLANTEMOS...!
SOMOS MUITOS EM BUSCA DE UM LUGAR AO SOL.
PORQUÊ NÃO ENVEREDAR POR ESSE CAMINHO NA ATUAL CONJUNTURA...?
DESDE DE JÁ, CONVIDO-A A SER A NOSSA REPRESENTANTE LEGAL PARA ALCANÇAR-MOS ESSE INTENTO. POIS SEI DE SUA CAPACIDADE E O LEGAL É QUE SERÁ DE FATO UMA INOVAÇÃO E UMA GRANDE REVOLUÇÃO QUE IREMOS ABRAÇAR NESTE PAÍS EM QUE SÓ OS LIVROS DOS GRANDES AUTORES SÃO OS MELHORES, OS QUE NÃO CHEGAM E FICAM EXPOSTOS NO FUNDO DA LIVRARIA SÃO APENAS MOFOS SEM IMPORTÂNCIAS.
TEMOS QUE DAR UM BASTA NISSO TUDO.
REVOLUÇÃO LITERÁRIA JÁ...!

VELLOSO2008 - PAULO VELOSO
DESCULPEM OS ERROS DE PORTUGUÊS.
0
comentário
escrito por ubirajara, novembro 14, 2009
Amiga Laura. Adorei saber que você se interessa em ajudar escritores que ainda não conseguiram editar o primeiro livro.Dicas importantes e inovadora você colocou a minha disposição.
Fico feliz que exista pessoas como você.
Eu mesmo já li livros de autor não conhecido no mercado literário.
e fiquei pensando porque o autor com tanto talento nunca foi reconhecido.
Não é por ser um amigo e sim pela qualidade de sua obra .
Eu quando procuro um livro paralertêm ocasiões que escolho pelo assunto.
Como sou místico tenho o hábito de procurar por obras do gênero.
Mas procuro ler de tudo um pouco.
um bom romance,um bom livro de poemas ,contos ,auto ajuda,etcc.
já aconteceu uma vez em um amigo oculto eu pedir um livro de presente.
Para o meu espanto todos se espantaram com o meu pedido.
E eu me espantei com a maneira que viram o pedido do meu presente.
A infeliz conclusão que tive ,é que a minoria dos brasileiros é quem têm o hábito de ler.
ainda bem que esta minoria, ainda conseguem fazer o mercado literário andar a curto passos.
Acho que se nós tivéssemos, no brasil inteiro vinte por cento de leitores, a procura de um bom livro nas livrarias as chances de um escritor lançar seu primeiro livro sem antes ser conhecido seria mais fácil.
não sei ao certo o percentual de pessoas no Brasil que tenha o hábito da leitura.
Acho que deveria existir uma iniciativa global incentivando a todos a ler mais.
A globo de certa forma faz o que eu estou falando .
Mas é muito pouco ainda.
Deveriam se juntar todas as formas de veículos de comunicação e fazer o mesmo.
agradeço a vc por ter respondido o meu email.
Foi muito bom as dicas que vc me deu.

Um forte abraço e fique com a paz profunda.
0
Estou à Procura de patrocinadores para meu livro
escrito por Cleber Fernandes, dezembro 22, 2009
Estou trabalhando em "Reptilia Squad", uma série de livros com narrativa hardcore-pornô, cujo protagonista é um lagarto gigante (um dragão de Komodo) enorme e abrutalhado. Quando o dragão não está arrancando pedaços de inimigos por aí, certamente está metendo o ferro em alguma concubina - a lista é consideravelmente extensa.

O fato é que, por não se tratar de um herói (a personagem é um temível super-vilão), o protagonista é repudiado por muitos leitores de histórias em quadrinhos (a maioria dos leitores de Marvel o detesta...).





0
...
escrito por MARIA LUCIA NUNES DA ROCHA LEAO, dezembro 27, 2009
Também sou uma escritora amadora(já paguei por 3 publicações).

Os 4.500 exemplares destas 3 publicações, um livro de poesias e outro de crônicas, me deram um prazer imenso, pelo carinho e reconhecimento dos leitores.

Nem todos suspeitos, porque há gente que não conheço e manifesta satisfação pela leitura.

O livro de crônicas, FLOR CIGANA, na verdade uma novela ou um romance inacabado, trata-se da autobiografia desta "famosa- ninguém"(será que caiu o hifen??), retratando situações memoráveis, envolvendo diversas figuras que travei contato, da infância à vida adulta, nas andanças em busca de estudo.

Andanças do Urucuia à Brasília e retorno a Minas, para a capital do sertão(Montes Claros), que também já ficou pra trás há 12 anos. Tudo isto com passagem por outras cidades mineiras como São Romão, Santa Fé, Bonfinópolis, Paracatu e Pirapora. Por isto cigana...

Hj o livro(um projeto econômico por motivos óbvios) está na internet, na Virtualbooks, e pode ser baixado gratuitamente.

Voltando ao que interessa, QUE SÃO MEIOS PARA NOS TORNARMOS CONHECIDO, penso que a literatura não sairá da mesmice se não houver a intervenção estatal para democratização do mercado, apesar de importantes as posturas sugeridas no site.

Precisamos ter políticas regionais. Os escritores poderiam entregar suas obras, com Sinopses, às COPEVE-Comissões Permanentes de Vestibulares da sua região e Estado.

As COPEVE selecionariam TODOS OS LIVROS que tivessem condição/adequação e levaria a sorteio público(para evitar os conluios e "colegagens") e obrigatoriamente UMA OBRA teria que ser contemporânea e de escritor residente/nascido naquele Estado.

Só de passar no critério da COPEVE, já revelariam as obras contemporâneas recomendadas naquele âmbito regional. Isto seria uma maneira de chamar a atenção dos grandes editores, que garimpariam talentos a partir desta apreciação prévia das COPEVE.

Com políticas assim, uma vez selecionado, seria encorajador rodar uma edição do livro ou conseguir parcerias/patrocínio para tal.

Taí minha ideia. Acho que vou mandar para um deputado mineiro... Quem sabe a ideia floresce?????????? Vc conhece algum deputado que pode lançar esta semente??


0
desafio
escrito por Canido Rubim Rios, janeiro 04, 2010
Você é simplesmente maravilhosa. É a segunda vez que posto e prometi que só leria e compraria para presentear livros de autores desconhecidos, já comprei da Cyntia Aguiar e do Wilsom Guanais, ambos poetas e independentes.Cada pessoa tem suas particularidades, eu sou teimoso, mas me acho desafiador(metido)
resolvi não comprar a briga até porque ela não existe, mas vou panfletar nas igrejas, nos cinemas, nos bares o meu livro, só para ver o que dá, vou divulgar o meu blog,candidorios.blogspot.com, postar muito, propagar também, é claro, nos sites de preferência gratuito. Daqui à alguns meses posto outra vez, só para contar o que aconteceu, se fui preso ou se vendeu.obrigado e continue orientando, a sua perspicácia é sensacional
0
Vamos a luta
escrito por Canido Rubim Rios, janeiro 04, 2010
Editei o meu primeiro livro, O PARAÍSO, pela câmara Brasileira, como já sabia um pouco sobre o mercado, inclusive lendo as suas opiniões,fiz poucos livros mas vendi todos, a minha intenção era só editar, mas depois veio aquela vontade de ver muita gente lendo e comentando, bem ou mal. Então fiz um blog, CANDIDORIOS.BLOGSPOT.COM, somente para o livro, agora vou melhorar o blog. As suas opiniões foram de grande valia para mim, banquei a edição por motivos óbvios, você já diz tudo. Agora vou panfletar nas igrejas, nos cinemas, nos bares etc. Só para ver o que dá. Daqui alguns meses eu posto novamente para contar o resultado, se fui preso ou se vendeu. Obrigado mais uma vez, você é fantástica.Continue colaborando com os novos escritores.
0
o caipira e a literatura
escrito por gildo ventura, janeiro 06, 2010
pode ate parecer engraçado mas, aconteceu. sou um cara que nunca gostei de ler, quando tentava, logo dava sono e parava, tambem não estudei muito, só que á algum tempo, umas ideas tem vindo em minha cabeça, "calma que o pior vem agora", comecei a escrever, pois é isso mesmo, meio que catando milho comecei, fui indo e hoje tenho uma historia completa com inicio, meio e fim, o problema é que deu trinta paginas no formato atual, e não sei qual padrão ideal, não sei fazer uma correção perfeita da ortografia e pior, não sei como registrar isso de forma valida, ate pq eu não tenho grana pra gastar com uma coisa que é uma "?", apesar de que alguns familiares ja viram e aprovaram, modestia a parte, a historia é realmente muito boa, um outro grande detalhe é que eu não quis escrever um livro, mas pular esta fase e com todo esse talento que Deus ao caipira, o que tenho hoje é um filme.
espero que voce possa dizer algo que me ajude de alguma forma, pois tenho sentido que voce é do tipo, que quando nos esperamos ouvir de voce algo bom, voce mando algo muito melhor.obrigado e feliz 2010.
0
plantou esperança...
escrito por iZA cOSTA, janeiro 10, 2010
Que bom encontrar pessoas assim como você, que faz o que ama e também quer ver os outros felizes, compartilhando suas experiências. Não é fácil ser escritor, mas há dificuldades em todas as profissões, o que precisa é ter fé, força... não desistir. Sou escritora, poetisa, tenho CD gravado com músicas de minha autoria, mas o livro infantil que foi publicado há pouco tempo, me comoveu... era um sonho! Sabe, quando a Editora entra em contato, diz que está trabalhando em sua obra... parece brincadeira! Gente, confie, mesmo sendo difícil... tudo de bom poderá acontecer. Deus e Nossa Senhora iluminem seus caminhos.
http://www.myspace.com/izacostacompositoracatolica
0
tarefa árdua
escrito por Ana brasil, janeiro 10, 2010
Laura,parabéns pelas realidades ditas em seu Blog,concordo com você.Eu também estou tentando mostrar aos escritores,que as dificuldades em editar suas obras realmente existem,mas que se unirmos forças acabamos mudando essa realidade.
Acabo de criar meu BLOG na Internet.
Eu trabalho com intercâmbio literário.No exterior essa concepção de que se deve divulgar somente os grandes nomes já mudou e estão apostando muito em novos talentos.
Infelizmente,nós brasileiros preferimos ficar reclamando de que aqui no Brasil a cultura não tem espaço,do que arregaçar as mangas e tentar mudar isso.
A mudança acontece quando a população mudar as atitudes,a mudança começa quando repensamos nossos conceitos.
Gostaria de pedir sua permissão para divulgar seu blog no meu.
Mais uma vez parabéns pelos temas postados.
Ana Brasil

http://anamariabrasil.blogspot.com
0
best sellers versus iniciantes
escrito por Kelly, janeiro 27, 2010
Boa noite pra todos,

Tenho 29 anos, e a pelo menos 15 guardo a maior vontade de escrever. E, sinceramente pessoal, nunca me imaginei vendendo
milhares de exemplares, de "verdade verdadeira" quero escrever algo que me agrade, algo que soe verdadeiro pros meus olhos e pra minha alma... (sei, seeeei que é preciso ganhar o pão, mas me deixem viajar no lirismo um pouquinho só)
Eu já tinha até esquecido essa estória de escrever um livro (apesar de estar muito acostumada a ler e escrever o tempo todo), mas tenho um marido bacanérrimo que percebeu que eu estava sedenta de fazer algum trabalho prazeroso de verdade, e descobriu meu sonho de dar uma de escritora. E daí que agora ele me atormenta gentilmente, e não me deixa esquecer que eu tenho um sonho pra realizar (esse tormento é diário rs).E... o fato é que eu criei coragem minha gente, e vou arriscar fazer o que o meu coração manda. Best seller é legal (zíssimo), mas é muito mais legal a gente realizar sonhos e ficar ligado nos sinais... vejam se não é um sinal, eu sentei hoje na frente do meu note pra procurar um site honesto que falasse de pessoas como eu que são atrevidos, e encontrei. Estou corajosa e vou pular rs...

Abraços. Congratulações pelo site, Laura. Haaa, e obrigada por me (nos) chamar de hipócrita(s) através do seu texto sobre ler best sellers... eu podia dormir sem essa, mas mereci.
0
secura de daniela ea valentia de graciel
escrito por sandra, fevereiro 20, 2010
meu nome: sandra rejane tenho 36 anos
desculbri que posso ser uma escritora de teatro,filmes ou ate mesmo uma novela pois quando eu começo a escrever vem espiraçÃo que nem eu mesmo acredito que fui capas de escrever aquela Historia.
quando eu era adolesente sempre gostava de escrever poesia historia que eu mesma inventava cheguei a mostra para minha professora e para meus amigos mas eles numca acreditava que era eu que tinha escrevido aquela historia achava que eu tinha pego de algum livro.
o tempo passou pois tive trabalhar muito cedo e nao tive tempo para escrever.
mas um dia desses comesçei a escrever no meu trabalho mesmo
e fiz um peça de teatro nao publiquei ainda so registrei.
(a secura de daniela e a valentia de graciel).estou escrevendo um roteiro de um roteiro de uma novela eu queria ter a oportunidade de mostra meu trabalho agradeço um abraço.

smilies/kiss.gifsmilies/kiss.gifsmilies/kiss.gifsmilies/kiss.gifsmilies/kiss.gif
0
escrever é viver!
escrito por JEAN NASCIMEnto, fevereiro 21, 2010
Olá, sou um apaixonado pela literatura brasileira, desde criança venho tentando publicar alguma coisa que seja interessante. As dificuldades enfrentadas são as mesmas que tantos outros estão expondo nos comentários e nas dúvidas acima.
Estou para terminar uma obra que eu entendo que é interessante pelo momento atual, trata de assuntos como reciclagem, queimadas, erosões, etc.( MEMÓRIAS DE UM PEDREGULHO). Além de outros títulos que venho acumulando nas gavetas e documentos do meu computador.
Meu maior sonho é poder publicar pelo menos para a minha cidade, seria uma grande conquista!
Criei um blog mas não sei o que fazer para colocr textos nele, estou meio atado, a única coisa que sei é escrever. Escrevo bem poesias também, mas acho que não quero mais seguir essas trilhas.Obrigado pelas dicas, vou continuar pesquisando as demais.
Abraços!
0
O TAL INEDITISMO NOS CONCURSOS LITERÁRIOS
escrito por LUCIA NUNES, março 08, 2010
O INEDITISMO NOS CONCURSOS LITERÁRIOS

Exigir ineditismo de texto ou poema de um famoso-ninguém para o mesmo participar de um concurso literário é uma TIRANIA, podendo mesmo ser considerado ridículo e usurpador dos direitos do autor sobre sua obra.
Se não banido, ESTE TAL INEDITISMO, nos concursos literários, precisa sair do dicionário e passar a ter uma definição bem delimitada no regulamento dos concursos.
Uma poesia publicada num jornaleco de VAI-QUEM-QUER, no ano de um mil novecentos e borrachinha, não é inédita no sentido literal da palavra e como exigem os regulamentos de concursos. Por outro lado, pode alguém afirmar que é conhecida????? Só se for algum espírito de porco que tomar conhecimento da classificação da mesma em algum certame!
Ainda que tenha uma publicação, dessas pagas por escritores amadores/independentes como eu, distribuída a duas, três, cinco mil pessoas, dentro deste país imenso, não continuará sendo inédita pelo ínfimo alcance que teve???
Pode o escritor JAMAIS escrever outro livro ou jamais conseguir se SUPERAR, ter um bom material literário e se ver impedido de divulgar seu trabalho através de concursos, porque não é dono da sua desconhecida obra, já contaminada pela falta de “ineditismo”.
Apesar de tudo, os concursos ainda atraem muitos “escrevinhadores” (como dizia Roberto Drummond), pois estes acabam sendo um meio projeção. Existem concursos sérios que dão visibilidade aos premiados e premiam decentemente, que os escritores precisam continuar acreditando.
O TAL INEDITISMO precisa ser BANIDO ou redefinido nos regulamentos de concursos literários. É uma maldição que passa despercebida.
Na elaboração dos regulamentos de Concursos Literários, praticam o control “c” / control “v”, sem qualquer reflexão....
Exorcizemos esta MALDIÇÃO!!!!!!
Lúcia Nunes – Flor Cigana


Escreva seu Comentário

security code
Escreva os caracteres mostrados


busy