Como publico minhas poesias?
Poesia costuma ser recusada não só porque não vende, mas também devido à postura dos poetas. Vou comentar o que acho mais problemático.
Muitos escritores talentosos, por exemplo, gastam sua imaginação imitando o estilo de grandes mestres.
Não faça isso!
Nada impede o leitor de comprar os poemas originais de Fernando Pessoa ou Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade ou Florbela Espanca. Os livros desses poetas existem na praça, costumam ser reeditados e apreciados. Imitar o estilo deles é pedir para ser ignorado, porque a maioria das pessoas prefere o original a uma cópia posterior.
Minha sugestão portanto é que você crie um estilo todo seu, parecido com o de ninguém, e insista nele. Diferencial é importantíssimo nessa era de excesso de publicações.
Outra besteira constante, na minha opinião, é poetas recorrerem a temáticas do século XIX, como amor ligado à dor, musas em flor, campos (também em flor!) e outros temas que foram favoritos de românticos tanto tempo atrás.
Por que poesia precisa remeter a um passado distante e bucólico?
Encontre lirismo, beleza, interesse para os sentidos no que existe hoje, no século XXI. Se você escolher assuntos que jamais foram alvo de considerações pelos poetas famosos, como talvez seqüestros ou personagens da Casa dos Artistas ou a televisão ou festas infantis em bufês, aumenta muito sua chance de interessar um editor comercial. Poesia afinal foi criada para nos fazer olhar de modo diferente para o que está em volta, não é mesmo?
Quando produzir uma obra, aliás, minha sugestão é que crie um tema condutor que possa atrair a atenção do leitor. Poesias sobre tudo são o mesmo que poesia sobre nada. Escolha explorar vários ângulos -- interessantes, fascinantes, originais, que ninguém tenha feito antes! -- de um mesmo tipo de assunto. Os bufês infantis de meu exemplo anterior podem ser temas áridos, mas talvez não a infância consumista, por exemplo.
Muitos poetas insistem ainda -- de modo nervoso, irritado -- em querer ser publicados por editoras comerciais quando falam apenas de si mesmos, de suas vidas, sem que nada de muito diferente tenham feito. Ora, sua vida interessa a quem conhece você, quem gosta de você. Se você escreveu algo sem chance de poder encantar a um norueguês daqui a cinqüenta anos, sugiro que parta para a publicação por conta própria.
Divirta-se fazendo uma noite de autógrafos entre seus amigos e parentes, faça o livro que você deseja sem a pretensão de comercializá-lo. Espalhe entre os seus conhecidos um pouco do que você sente, sem desejar o envolvimento da indústria livreira.
Sugiro também que considere outras formas de publicação. Não conheço o funcionamento de veículos como cartões postais, cadernos e agendas, mas tenho visto nesses meios, assim como nas músicas, um canal para a expressão de muitos poetas. Caberia pesquisar como estes meios processam a seleção de seus materiais e talvez apresentar-lhes sua obra.
Vejo a música, hoje, como o canal mais poderoso de divulgação da poesia, não os livros. Portanto, quem deseja fazer fama e fortuna com letras tem muito mais possibilidades de encontrar aí, e não no mercado de livros, um canal possível para a sua arte e lirismo.
Boa sorte!
Rastrear(0)
Rastrear URI para este textoComentários (58)
Adicionar comentários RSSPoesias histórias e contos
Por isso continuarei a te pedir, que indique editores, que analise e publique as poesias e Histórias/contos.
Amanheceu
E a flor gerada em seu coração, desabrochou
Levantou-se, abriu a janela e ao me ver à sua frente
Sentiu-se feliz, mas era um sonho, acordou
Foi até a janela, viu o sol e estava quente...
Concordo em tudo que vc escreveu
E a flor gerada em seu coração, desabrochou
Levantou-se, abriu a janela e ao me ver à sua frente
Sentiu-se feliz, mas era um sonho, acordou
Foi até a janela, viu o sol e estava quente
meu primeiro amor compricado
nasceu de um sonho sem fim
que trouse vc pra mim
mais tenho medo.
medo de te perder
medo de vc me deixar
medo de vc me enganar
mais quando tou do seu lado o medo sai vazado
e deixa de ser medo e vira a amor mais engrasado
e te digo ainda fasso um livro e leandro vc vai está ao meu lado ty amo leandro meu amor engraçado
compricado mesmo
...
Desculpe-me! Não quero parecer grosseiro, mas não há nada de "comercializável" nos exemplos citados nos comentários. Aliás, no Brasil, eu diria que não há espaço algum para livros de poemas. Não existe mais livros de poemas comerciais há tempos. Os poetas existentes em nossa cultura são os mesmos de anos atrás, mas isso se deve a uma transformação literária que vive em um novo estilo nos tempos atuais.
O que sobrevive atualmente são as crônicas, mas ainda assim com muitas ressalvas e dificuldades. Ou seja, quero dizer que, se você não for um Arnaldo Jabor ou Luis Fernando Veríssimo, por exemplo, muito dificilmente haverá alguma porta aberta.
SI divirtu
Na minha pessoa individual
Por enxergar de modo tão normal
A realidade deste país
E em meu singularismo aconselho
A não se querer iludir
Com o mercado editorial
Não vou mentir pois sou homem
Viver de poesia por aqui
É igual morrer de fome.
noite dolorosa
O que torna essa noite assim tão dolorosa?
O que faz da ventania tão impiedosa?
E essa chuva que resfria a minha alma
E noias que retiram a minha calma
É nesta hora que a verdade esquarteja
E é cruel por mais que certo que tú esteja
Tudo lhe prova que você é o culpado
Que na sua vida irá dar tudo errado
Assim fica muito dificiu de sonhar
Desse jeito fica fácil se entregar
Presciso de uma ajuda pra me reerguer
Mas ví algo bom nesta dolorosa noite acontecer
Avistei de longe uma luz sem igual
Algo que tornava esta noite especial
Foi quando ví as nuvens pararem de chorar
E as estrelas com toda força brilhar
E logo o sol eu podia contemplar
Até o frio vento a palavras doces me soprar
Então me senti vivo novamente
Completo de corpo alma e mente
Agora vejo que tudo é suportavel
Se comigo está seu sorriso adoravel
Neste momento de nada tenho a temer
Se eu estou diante de você.
Autor
aulo Guilherme de Souza Santos 19 anos
residente na cidade de campos dos goytacazes (rj)
pai
Eu quero está junto a ti.
Não importa o clima,
Não importa a ocasião,
Eu te amo meu pai.
Não interessa se o julgo sem saber o seu lado,
Se penso mal de uma ação,
Mas quero ter você.
Eu vivo por ti.
A meu ver ,está situação corre tropeçando,
As vezes cai, mas sempre se levanta.
Mas a cada caída deixa marcas em sua historia.
Não suporto que dirijas mal a alguém,
E nem que brigue por coisas fajutas,
Assim logo cairei, pois sou fraco e sem argumentos.
Eu te pesso desculpas se o ofendi o ridicularizei,
O que ao ver não aconteceu;
Mas te peço perdão pelo acaso mal intentido.
Do jeito que escrevo esses versos,
Vivo em alcance ao futuro que tu me imprime,
Sem desanimo tento gerar a recompensa de seu esforço,
E admiro cada gota de suor que desse por dentro de suas luvas ou por traz de seu jaleco.
E te peço chorando que não me esqueça, porque não te esquecerei.
Que viva em mim, pois viverei em você.
Que fique comigo, logo ficarei com você.
E que seja meu pai, pois sempre serei seu filho.
Não sei o que tu pensas de versos covardes,
Que exibem a natureza escondida de um filho
Não sei se te agrada ou se te desagrega,
Mas é a forma mais fácil e transparente de dizer que te amo.
Te amo.
Bruno Milhomem
BABAQUICE TOTAL!!!!!
CONCORDO PLENAMENTE EM TER SEU ESTILO PRÓPRIO,MAS AI A DIZER QUE FALAR SOBRE SEQUESTRO É POEMA JA É O FIM!!!..MINHA OPINIÃO É QUE TU NEM SABE OQ TAH FALANDO E PONTO FINAL
sobre o comentário acima
esse lugar na internet é uma tremenda porcaria.
o sol nasceu para todos não só para eles. a lua nasce para iluminar a noite inteira e não só para uma parte dela.
as estrelas nasceram para iluminar o espaços inteiros. e não só um pedaço delle. bom acho q vcs entenderam neh.
então vê se fala cousas para reanimar os que sonhas, pois um sonho pode sim tornar-se realidades...
tenho estoria de mendigos que ficaram ricos. e tenho estorias de ricos que viraram mendingos.
cuidados para não querer passar por cima dos que vcs achão mais fracos ou mais pequenos.
pois são os fracos que se tornam fortes e são os pequenos que se tornam grandes...
um abraço para vcs...
Meio alternativo de ser publicádo
Consegui ter um de meus poemas selecionado em uma antologia poética da prefeitura da cidade onde moro (Guarulhos - SP). É pouco, mas é o começo!
P.S.: Procurem imprimir livretos de forma independente e distribuí-los para divulgar seus trabalhos, principalmente em eventos artísticos; a internet também é uma ótima ferramenta para este fim, mas, por favor, procurem registrar seus textos na Biblioteca Nacional antes de disponibilizá-los.
UM PONTO DE VISTA
Carlos Drummond, quando decide rimar, usa de métricas também, quando decide que não, deixa uma e o outra. E desconheço poetas que tenha vivido do que escreviam. Até recentemente no Brasil, nem mesmo escritores conseguiam riqueza de fato com isso e, quando o fizeram, não foi através da poesia, isso para citar Jorge Amado e Paulo Coelho.
Com exceção de umas poucas poesias publicadas em revistas, jornais e blogs, nunca publiquei nada, nem um único livro e confesso que tenho alguns poemas muito bons. E por esses poemas correm métricas, rimas, versos livres, lirismo, histórias, política, concretismo e tudo quanto vi, li, gostei e decidi usar. Talvez tenha criado coisas novas que eu nem saiba. Gosto de acrósticos, mas criei tipos novos que são lidos como poemas que são e passam ao longo dele frases outras que surgem das que estão em destaque e complementam o texto poético. Se inventei isso, não sei. Mas nunca vi ninguém fazer. Sei que publicando ou não, não ficarei rico nunca e nem mesmo poderei garantir minha sobrevivência com isso. Terminarei meus dias lecionando História, não há, não houve e não haverá espaço para escritor algum nesse país que possa dar-lhe a riqueza ao viver da arte do que escreve, a não ser que seja puro apelo comercial e disso me distancio, até porque o mercado já está para lá de saturado.
SOFRIMENTO
COM UMA LEVE BRISA
PENSO EM VOCE
INSACIÁVEL DE4 DESEJO
DE Tê-LO EM MEU BRAÇAOS
MEU MUNDO
MINHA VIDA
VOCê PRA MIM
TUDO OU NADA
DOR E SOFRIMENTO
SE MISTURAM COM LÁGRIMAS DE SANGUE
DE REPENTE UM SOL ARDENTE
SECA AS LÁGRIMAS DO MEU ROSTO
E O QUE SOBRA É A MARCA
DE QUEM UM DIA SOFREU APENAS POR AMOR...
SARA CRISTINA
RESPOSTA PARA LAURA BACELLAR
http://poesiaretro.blogspot.co...e-nao.html
Acima, um texto meu criticando o péssimo texto de Bacellar e defendendo os verdadeiros poetas. Aceitaremos somente comentários construtivos!
fabiane te amo
Lembrar de Sonhos magníficos onde podia lembrar-se do primeiro dia que te encontrei simplesmente me apaixonei,
Onde podia está perto do mar a te observar,
Onde podia está ao seu lado sem se preocupar.
Sonhos onde podia pegar um pedaço do amor para poder lidar,
Onde podia desvendar o mistério que estava guardado em seu olhar,
Onde podia acreditar que para sempre você iria me amar.
Sonhos, onde podia aproveitar cada minuto cada segundo do seu exuberante olhar,
Sonhos onde podia fazer tudo só para te agradar.
Sonhos onde podia te tocar, e até podia te beijar.
Sonhos onde podia imaginar minha vida com você passar,
Sonhos inesquecíveis assim como você.
Lembranças de algum gesto que fiz para você me notar
Lembranças de um belo dia que você vez de tudo para mim te notar
Lembranças de um belo andar,
Lembranças do brilho sincero que há em teu olhar,
Esplêndida lembrança de um belo sorriso que ainda me leva ao paraíso só de poder relembrar
Lembranças de quando ficava á te esperar longas horas só para vê você passar.
Lembranças de varias tentativas fracassadas onde pensava em me declarar.
Lembranças de uma guerra travada com a solidão sem os traumas da perseguição sem a bandeira da vitória mais você me ajudou a lutar, sem desistir de te amar.
Mais são apenas sonhos e lembrança guardada pelas as estralas protegidas pela lua, que se mantém pela infinita força que tenho para te amar
Eu estava relutando em comentar, mas é impossivel
Porém, por observação, o que vocês encontram aqui são dicas para aumentos de chances na aceitação de seu original por uma editora e, ao meu ver, a Laura não parece ser inexperiente no assunto.
Tudo o que eu pude perceber da parte de vocês, foi um desconstrutivismo ridiculo, se vocês prezam tanto esta forma construtiva de critica, por favor, comecem dando o exemplo, claro que a poesia tem sua importancia, assim como qualquer outra forma escrita, mas avaliem, questionem e duvidem até de si mesmos antes de falar qualquer coisa sobre alguém.
resposta ao rommel werneck
aos poetas indignados de plantão
O sr. rommel werneck claramente tem uma veia autoritária, pois tem o descalábrio de escrever em seu comentário a seguinte pérola: "Acima, um texto meu criticando o péssimo texto de Bacellar e defendendo os verdadeiros poetas. Aceitaremos somente comentários construtivos!".
É um pedante que mal sabe interpretar textos, é muito afiado para insultar os outros mas censura comentários em seu blog "contestador" fechado para os amiguinhos.
Esses Vaiur de Souza e Miriam Camila deveriam estar no Mobral e não em um site para autores, pois quem escreve "agente", dentre outras baboseiras, não tem capacidade de entender e sequer contestar o que aqui está escrito.
Estou no mercado editorial há 15 anos e desafio aqui a qualquer um de vocês, "gênios poeteiros", a publicarem um livro de poesias sem pagar.
Os textos da Laura são dicas reais de como o mercado funciona, voltado para quem realmente quer ser um autor sério e com chances reais de ser publicado por editoras sérias e não para mimadinhos que acham que escreveram o mais novo bestseller mundial e não aceitam nada menos do que falsos elogios.
Impressionado
Como é que é?
Nós não somos melhores do que ninguém aqui. Rommel fez uma defesa para mostrar seu ponto de vista, assim com a autora fez. Muitos dos "novos poetas" se sentiram ameaçados com esse texto da Laura, eu aposto! Eu sei que eu sou nova, tenho só 14 anos para dizer, e também confesso que minhas poesias não são dessas super fantásticas que vocês chamam de "poesias originais"... Todo mundo tem um escritor que te inspira! Não chamo isso de copiar o estilo, mas sim de escrever algo baseando-se na idéia de outro que já escreveu. Mas enfim, fugi um pouco do eixo aqui. Só queria deixar claro aqui que nós não somos desse tipo de "mimadinhos, que não aceitam nada menos do que falsos elogios". Muito pelo contrário: são as críticas que fazem o poeta crescer. Abç.
...
Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes.
G. K. Chesterton
SÓ LOUCO
Muitos poetas renomados (hoje) viveram de jornalismo e contribuições de amigos... e o povo quer viver dessa poesia que não agrada nem aos pais...rs
Ontem li uma critica ao seu texto, Bacellar, li e ri da ingenuidade de poetas que se acham tão inteligentes.
Eu é que não queria sua profissão... deve ser um saco ler tanta poesia ruim... fora disso, pelo menos eu seleciono.
bjks e parabéns pela sua pacêencia.
Quel Donegá
Lírio seco de cômodo frio
Rasgar de caminho traçado.(...)
Câncer fatigado de tanto estudar,
De conviver e tudo o que faz
Não amar.(...)
Borracha em tudo,
Nascer de novo ensejo ao futuro,
Racha trovão em raios de tempestade,
Aposentadoria de merda paga na escravidão,
Para tê-la na jovialidade do caixão.
Salários, trabalhos, algo mais alfabetizado,
Sumário agrário de atalhos fechados,
Tranca,bate,quebra, despedaça essa porta,
Ranger, arranhar, perfurar estômago vazio dessa morta.(...)
Infância se soprou ao início disparado,
Um sinal tocou e as cadeiras
Empurram camas desocupadas e calejadas.
Paredes um, dois, três, quatro,
Miro todas e dois buracos,
Madeira e alumínio,
Ferradura ao cadeado desse fascínio
De escarro que corre por chuva
De chuveiro do céu,
Chaveiro que pinga o pingo
Do sino daquele brinco de quartel.
caro leitor adaptei este poema cortando algumas partes só para obter sua opinião a respeito de minha escrita.
obrigada
Polêmica
Lamentável!
Att,
Daniel C. B. Ciarlini
lamentável
se você se sentiu atingido por minhas ironias, lamento, uso-as em profusão, quer goste ou não.
aproveito para sugerir fortemente a todos que entram nesse site com o objetivo de aprender sobre o mercado de livros: leiam (e principalmente, entendam) o que está escrito.
é um desgosto discutir com pessoas que sequer sabem interpretar textos... é uma tristeza escrever coisas e ser cobrado por quem sequer entendeu a mensagem e sai por aí com verborragias de tom sensacionalista somente com o intuito de criar celeuma.
fica meu recado a você daniel e o povo do blog que sequer decorei o nome: não li e não lerei suas poesias... portanto não entrarei no mérito se são boas ou ruins, pois não me interesso por elas.
o fato é que quando vocês nos atacam lá ou aqui, apenas reforçam o que a laura escreveu no artigo e o que escrevi nos comentários.
para mim continuam agindo como mimadinhos, indignados pelo fato de os profissionais do mercado e os leitores os ignorarem... aliás ignorar é coisa que eu já devia estar fazendo.
pronto, agora corre lá e cria um post alardeando o quanto eu sou vilão e esse mundo é injusto.
fica a dica.
Chega a ser engraçado
Não é mais fácil aprimorar sua técnica, sua escrita, levar seu material aonde ele será recebido com maior identificação, e considerar a possibilidade de, apesar de tudo, ele ser lido por poucos ou apenas os amigos?
Quem quer fazer poesia deve entender que poesia é mercado de gigantes que cresceram a duras penas, ou que sequer cresceram - não viram seu trabalho tornar-se obra porque morreram antes. Se é que é "mercado", pra falar a verdade... quem faz dinheiro na área de publicações sabe que essa área não se sustenta de sonhos, beleza e arte em si, mas do retorno financeiro que tudo isso é capaz de gerar, e quase nada disso trás retorno, quando se trata de novatos (ou, simplesmente, da maioria dos autores que investem nas artes e nas poéticas).
A Laura foi clara sobre a questão mercadológica, tanto quanto sobre a paixão dos poetas pela poesia e pelo seus textos - e esta pode, sim, ser a razão para muitas recusas de publicação. É verdade, abram seus olhos, poetas e autores de plantão! Ela não quer atacar quem faz poesia nem quem quer ver sua arte virar livro, ela simplesmente mostra claramente como o mercado a enxerga.
Aprendam com quem tem a ensinar, e não com as tantas empresas que prometem publicar seu livro a baixíssimo custo e sem burocracia, pois elas não têm nada a ensinar - apenas têm com o que se aproveitar, tamanho o número de autores interessados em publicar sem querer entender de fato como a coisa toda funciona.
E saibam, o Brasil é um país de autores, e não de leitores, e os poucos leitores daqui preferem os best sellers. Gosto não se discute, mal gosto então...
agradecimento
um dia me disseram...
Eu nao entendo de arte, eu nao julgo o que é bom o que é ruim, minhas poesias estao na gaveta, é uma questao de senso.
sapato sem lustre
A pele acostuma-se ao frio e até o amor se acaba
O corpo quer o novo. O passado presente é “eca!”.
O sorriso ficou velho. E bobo é quem para de rir.
Não vale apenas alisar a cabeça do velho gaga.
O burro não ver que ali se esconde um tesouro.
Depois da morte reina a saudade e o remorso
Enterrado sob sete palmos o verdadeiro amor
Mas, a vida continua e nada de útil se aprende.
Volta-se a humilhar e matar nossos velhinhos.
Recomeça o ciclo. Agora, eu na pele do ancião.
Do porão, vejo meu pai no céu me chamando.
Chamando-me sorrindo para me pedir perdão
Sou móvel velho que há tempos saiu de moda.
Sou móvel velho inútil encostado por enquanto
Remoendo as mágoas e escondendo o pranto
Jogado a míngua nas filas da previdência social.
Pisoteado nos ônibus por um bando de animal.
Na multidão, esbarra as tais leis de prioridades.
Os primeiros lugares não são nossos de verdade.
Sem sola, palmas e sem lustre, eu que tanto brilhei.
Num cantinho de uma estante no porão fiquei.
concordo plena mente com o texto. afinal, faço poesias para expressar o que eu sinto e tenho certeza que deve ter outras pessoas por ai que sente o mesmo. então foda-se o resto. com todo respeito é claro.
trovas
la pra tras da minha casa
tem um pé de macieira
o meu corpo esta em brasa
por ti menina faceira
chato é noite de domingo
e eu sair pra trabalhar
de coragem nen um pingo
quero mesmo é decansar
Nada igual
Turbilhão de emoções
Manto de tristeza
Envolve os corações
Dilacerando a pobreza
Remoto ânimo de reações
Desfaz a comoção
No destino da realidade
Centraliza-se a veracidade
Transformações de ilusões
Aparvalham e compungiam
Na iminência da derrota
Os cadafalsos das sensações
para sempre
quando vejo o horizonte que se abril...
carrego comigo meus contratempos...
na imagem refletida pelo rio...
as vezes sinto destilar do favo mél...
as lembranças de um doce beijo...
nas sombras da saudade o féu...
nas marcas do meu desejo...
me curvo em volto ao lençol...
abraço forte ao travesseiro...
um luar feito um farol...
faz meu peito prisioneiro...
se o tempo me provoca temor...
desejo nele um momento...
pra descobrir o amor...
mas pra sempre e muito tempo...
gostaria muito de editar os poemas e contos da minha avó, elas sao maravilhosas!!! ai vai uma delas...tem alguma editora pra recomendar
É fácil ser feliz,mas há quem
faça do seu viver eterna desventura.
Não sabe transformar em riso o pranto
E é escravo da dor que assim perdura.
Ser feliz é espalhar amor e paz
É manter nobre e puro o coração.
É buscar o calor que a vida traz
É conhecer a riqueza do perdão.
Ser feliz é manter qual viva chama
a fé,que tudo pode e nos liberta.
É saber confortar o irmão que clama
É saber socorrer na hora certa.
escrito por neuza hourneaux (in memorian)
Gostei do comentári
eu por exemplo escrevo numa linha de raciocinio simples.
o que me cerca?
Minha inspiração são amigos, amores, experiências vividas.
...
__Do país dos sonhos...
Que trazes
__Um coração partido...
O que procuras?
__A felicidade...
Do que sentes falta?
__De carinho...
Já amaste?
__Uma vez na vida...
O que achaste do amor
__Maravilhoso...
Sentes falta da pessoa amada?
__Sim...
O que te faz triste?
__A incerteza...
Porque choras?
__Porque sofro...
Porque sofres?
__Porque te amo...
(Escrito por Rafaela Lettnin)
Poema
Na mais van das loucuras,deparei-me com um único caminho:O Abismo.
Impulsionado pelo desespero,e tendo como conselheiro,e como amigos,a vergonha o medo e sensação de perda!
E como fiel aliado,o Pânico.
Tive então a vontade de desistir,me entregar e morrer.
Pois o que era a vida para mim ,se não uma grande decepção.
Eu era,um nada, um ninguém,eu não era.
Eu já não existia,e nem falta fazia.
Então veio o vazio dentro de mim,que era exatamente como aquele Abismo.
Então decidi ir,pois achei minha outra metade.
Disse ao Abismo:
Sou frio e vazio como você!
Somos feitos um para o outro.
Me atirei ao seu encontro.
E fui.
Ao encontro do único que era igual a mim.
O Abismo.
Foi então que de longe pude ouvir,uma voz doce e calma que dizia assim:
Largue ele,ele não pertence a você!
Ele nasceu para brilhar e vencer!
Então Ele me pegou em seus braços,abriu meus olhos,e um mundo novo me fez ver!
Me colocou de pé,e disse:
Te dou tudo que veio perder.
A ti,dou a vida como deve ser.
Eu perguntei:
Quem é você?
Ele suavemente começou a me dizer:
Nada sou,a não ser o que está dentro de você.
Eu sou o amor,a paz,a vontade de viver!
Eu sou seu pai,sua mãe,seu filho,Eu sou você.
Eu sou seu encanto,sua magia,seu mistério,seu poder.
Eu sou um Anjo da guarda para você.
Eu sou o tempo,o vento.
O viver,o morrer.
Eu sou o DEUS que habita dentro de você.
sonho de criança amiga
Comentario.
Todo mundo diz que a poesia em si é uma forma de expressão junto também como ponto de vista um pouco diferenciado. Aqueles que possuem a pequena diferença assim como eu, de ver as coisas por suas entre-linhas devem de qualquer maneira se expressarem, mas de uma forma que irá cativar os pensamentos de um Confuso e o ajude a refletir sobre suas dúvidas.
Existem poetas ou escritores de diferenciados gêneros seja tu qual for, escreva; se expresse porque da mesma forma que há poetas e escritores diferentes, há tambem leitores e compreendedores diferentes.
Abraços favor visitem meu Blog jhonathan-frases.blogspot.com.br
Opiniao
Nao li todos os comentarios, mas o pouco que puder ver é que todos se basearam numa unica verdade. Todos os poetas que conhecemos sao completamente diferentes. Me interessei por poesia quando li um livro de Cecilia Meireles, seus poemas e poesias eram intimistas, mas eu me via em cada palavra que ela citava, no poema Mulher ao espelho "Por fora, serei como queira
a moda, que me vai matando.
Que me levem pele e caveira
ao nada, não me importa quando..."
Retrata o que ela e muitas mulheres pensavam de si mesmas e que hoje ainda pensam.
Ja Fernando Pessoa citava em sua maioria, sua visao sobre o que estava ao seu redor. Sentado em um banco, ele escrevia sobre a mulher que caminhava pela manha, sobre os vizinhos a conversarem..
Discordo do texto de Laura no ponto em que falar o que voce sente nao vende, pois como a musica muitos artistas falam de seus sentimentos. Voce ouve uma musica e sente como se fosse feita para voce, eu leio um poema e sinto como se falasse de mim. A sua unica arma é a persistencia, nao pare quando alguem disser que o seu trabalho nao presta, tente ao menos umas 100 vezes se forem todos da mesma opiniao, talvez realmente nao seja o teu forte.
Quem diria q as letras das musicas de mamonas assassinas venderiam tanto??? Talvez tenha sido pela ousadia e persistencia deles. Ou que obras de um pobre coitado louco (Pablo Picasso) custariam bilhoes???
Concordo com Laura em que devemos ser nós mesmos e nao copiar.
Eu nao escrevo como Cecilia, mas sou poeta intimista tambem, e isso nao faz mim uma copia dela.
Boa sorte a todos!
e uma dica: 'Se voce quer, vai buscar... É só teimar'
Site excenlente
viagem espacial
De uma estrela cadente,
E nesse universo somente,
Espiarei o luar.
Sempre com a alma perdida,
Que levo na vida,
Querendo encontrar.
Planetas escondidos,
Que vejo a todo instante,
No meu pensamento constante,
Sobrevivo a olhar.
Procurando amores,
Escondendo as dores,
Carregando flores,
E continuando a viajar!
pOLUIÇÃO EM PALAVRAS
Passei por aqui só pra enetender um pouco mais e aí me deparo com uma "avalanche" de palavras poluídas.
É tão simples assim:
Poesia não vende!
Poesia é necessária, mas não vende!
Poesia é transformadora, mas não vende!
Poesia é palavra todo dia, mas não vende!
então faça poesia e contrate uma bandinha de axé...vende!!!
então faça poesia e troque uns acordes no violão...vende!!!
então faça poesia e amizade com artistas pop´s e pichadores....vende!!!
então............ faça poesia e solte ao vento
quem sabe um editor (que tá com a receita de fluoxetina vencida)
te leia...aí derepente vc participa de uma salinha na FLIP 2012
Beijos aos poetas!!!
A dor de um amor
Então que eu viva com a dor,
A dor de não ter seu amor,
Pois nublado e sem cor
é a dor de um amor.
Quisera eu ser o causador
da sua feliz vida indolor,
Quisera eu ser inspirador,
dos suspiros de amor
que alimentam seu vigor.
Mas sou apenas admirador
da sua beleza e dulçor,
Porém, neste sentimento interior
sinto a dor de um amor.
Mudem o nome do site
Viva e Deixe Morrer
Escrevo também histórias, mas prefiro os poemas.
Parabéns bacellar
.
a mãe uma borboleta
nem flor nem pássaro
uma borboleta
o pai era um sorriso
embriagado dos perfumes
das mariposas
as mariposas uma nuvem de putas
que se equilibrava sobre a aura
de nossa casa
a casa ora a oração da mãe
ora os perfumes das putas do pai
eu era invisível
como o ódio da mãe
e o sorriso perfumado do pai
um dia a casa ruiu
sob um forte temporal
vi minha mãe partir em silêncio...
Concordo plenamente com LAURA BACELLAR. e acrescento mais, 99/. que querem
vender como poesia, são lixo do lugar comum. A laura tem toda razão sim, a poesia mal feita
só depõe contra e enfraquece a verdadeira poesia!
Bacellar,
Parabéns pelo texto árido e inteligente!
Bento Calaça
poesia é profissão de fé
...
EIS que sou poeta e a que a mídia acefálica não me queira!
poesia é ciência!
Como é saudável escrever!
SE DESEJA ADENTRA NESSE MERCADO, SIGA AS DICAS APRESENTADAS NO TEXTO AQUI PUBLICADO E PROCURE OUTRAS, TAMBÉM, EM OUTROS WEBSITES (SÉRIOS) E COM OUTRAS PESSOAS (SÉRIAS E EXPERIENTES).
AGORA, SE PARA VOCÊ QUE GOSTA DE ESCREVER, SEUS ESCRITOS POSSUEM UM VALOR DIFERENTE... CABE A TI CONTINUAR ESCREVENDO, O QUE GOSTA E COMO GOSTA. SEM ILUDIR-SE E MERGULHAR NO UNIVERSO DAS CRÍTICAS BOBAS. QUE NÃO CONTRIBUEM EM NADA ÚTIL, A NÃO SER CAUSAR POLÊMICA, QUE DIVERTE MUITOS, QUE NÃO NECESSARIAMENTE ENTRAM NESSE SITE PARA CONHECEREM UM POUCO MELHOR O MERCADO E ADQUIRIREM OUTROS CONHECIMENTOS, PARA, QUEM SABE, COMEÇAR A SUBIR OS PRIMEIROS DEGRAUS RUMO A UMA OPORTUNIDADE, PODE OU NÃO SER ALCANÇADA.
SE GOSTAS DE ESCREVER PARA E SOBRE SI, CONTINUE. SE GOSTAS DE ESCREVER PARA UM CÍRCULO LIMITADO DE PESSOAS (AMIGOS, PARENTES E AFINS), PROSSIGA. SE QUERES ATINGIR ALGO ALÉM DISSO, PENSE MAIS ANTES DE POSTAR SEUS ESCRITOS, BLOGS COLETIVOS, PÁGINAS DE "RECANTOS DAS LETRAS" E POR ÚLTIMO, CRITICAR À TOA, ALIMENTANDO A POLÊMICA BARATA.
obrigada!
Meus parabéns pelo texto, PELA PACIÊNCIA e pelo serviço que o site presta à comunidade de escritores aspirantes.
É tudo muito motivador!
Grande abraço,
Lia
PS: Pelas almas aqui perdidas só posso lamentar e arriscar um humilde conselho: COMPREM E LEIAM MUUUUUUUITOS LIVROS. A interpretação precede a redação...
apenas um dia ruim
A morte e a vida
A morte passada
De quem não morreu
De quem padeceu
A morte não para
E a vida reage
A morte te leva
E a vida renasce
A morte que vence
Da vida que teima
Na terra não fica
No espaço se queima
Autor: Crispim Aldana
A vida é assim, só não podemos desistir e seguir em frente com nosso propósito, ser poeta feliz natal á todos
Escreva seu Comentário
Você também pode se interessar por:
Propaganda viral
A propaganda viral tem crescido muito nos dias atuais. Ela consiste em você criar algum material que despertará a vontade nas pessoas em espalhá-lo pela internet por conta própria. Existem várias possibilidades de criar uma propaganda viral, com a...
Por Sidney Guerra
Vou fazer meu site, mas para quem?

Quem deve ser atingido Esta é uma pergunta constante a ser feita, tanto na etapa da elaboração do site quanto na sua manutenção e por quanto tempo ele estiver no ar. Esta é uma pergunta que deve ser feita diariamente. Nunca...
Por Sidney Guerra
Mais dicas úteis para criar seu site

Mais algumas dicas muito úteis para criar seu site: Trabalhe o visual do site em primeiro lugar. Um site mal planejado visualmente não leva o visitante a lugar nenhum, evite links confusos, excesso de elementos piscando (aliás, tem coisa mais...
Por Sidney Guerra
Onde encontro uma lista de editoras?
Você não encontra. Já cansei de responder a esta pergunta, como muitos de meus colegas editores, e deixo aqui a dica de como você pode encontrar a editora certa para seu original.Você não pode ter preguiça e não pode querer...
Por Laura Bacellar
Divulgar, divulgar, divulgar

Fazer um bom site, publicá-lo na Internet e fazê-lo aparecer no Google são etapas necessárias para existir online, mas não são suficientes para sobreviver de forma confortável neste vasto mundo virtual. O próximo passo, tão importante quanto criar um...
Por Sidney Guerra
Propaganda boca-a-boca

A propaganda boca-a-boca é uma das mais eficientes para divulgar seu livro e seu site, tanto para o bem, quanto para o mal. Ela funciona como uma corrente: quando alguém visita sua página e gosta muito, a tendência é...
Por Sidney Guerra
Como publico minhas poesias?

